Paredes avança com campanha de esterilização de cães e combate aos maus tratos

Câmara tenta combater reprodução descontrolada e abandono de animais.

Foto
Município recorda que há regras para o alojamento de cães e gatos em prédios urbanos Nelson Garrido/Arquivo

A Câmara de Paredes apresentou nesta quarta-feira uma campanha para combater os maus tratos e abandono de cães que incluirá descontos na esterilização e acções de sensibilização das crianças para promover uma melhor relação com os animais.

"Esta iniciativa vai ajudar Paredes a ter uma atitude positiva perante um problema", afirmou Pedro Mendes, vice-presidente do município.

O autarca referia-se à reprodução descontrolada e ao abandono de animais indesejados muitas vezes por razões económicas.

A acção conta com o apoio da Ordem dos Médicos Veterinários e de clínicas veterinárias do concelho que farão a esterilização dos canídeos registados no concelho se essa for a vontade dos seus donos.

Pedro Mendes explicou que o projecto, designado "Cão Azul", também prevê a esterilização dos animais do canil municipal se forem adoptados por novos donos.

Na primeira fase do projecto, as crianças do Centro Escolar de Mouriz, que assistiram à apresentação das medidas, vão receber um livro com informações práticas sobre como cuidar dos animais. Técnicos da Ordem dos Médicos Veterinários vão deslocar-se às escolas para, junto das crianças dos três aos seis anos de idade, deixarem conselhos e sugestões sobre como manter uma melhor relação entre os humanos e os cães. Para os pais das crianças também está reservado um CD com aquele tipo de informações.

Numa fase posterior, a campanha alargar-se-á às crianças do primeiro e segundo ciclos.

Laurentina Pedroso, bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, presente na sessão, elogiou o projecto de Paredes, que considerou "único", por colocar diferentes estratégias em conjunto para ajudar a resolver o problema do abandono dos cães e promover uma melhor relação com os animais.

A bastonária sublinhou a importância de a campanha também se dirigir às crianças, mostrando-se confiante de que os mais novos ajudarão os mais velhos a terem respeito pelos animais.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários