Waratahs levaram os Hurricanes ao tapete

Na jornada 10 do Super Rugby, os Chiefs foram a Christchurch bater os Crusaders, Brumbies e Sharks atravessam um mau momento

Foto
DR

Ao fim de 10 rondas, a classificação do Super Rugby é liderada pelos Hurricanes, Chiefs, Bulls e Highlanders. Numa jornada com três surpresas, os Reds deram finalmente um ar de sua graça ao derrotarem os Cheetahs; os Waratahs tiveram um lampejo de inspiração ao derrotarem os até aqui invictos Hurricanes; os Rebels fincaram o pé frente aos Brumbies. Não sendo uma total surpresa, os Chiefs impuseram-se frente aos Crusaders de quem se esperava mais.

 

Crusaders-Chiefs (9-26)

Foto

No segundo embate este ano entre as equipas, os Chiefs venceram novamente, desta feita com três ensaios a zero. Os Crusaders, com quatro vitórias e cinco derrotas, começam a ter de fazer contas para fazer parte do play-off. Os Crusaders foram uma sombra de si mesmos, sem capacidade de penetração e com muitos erros. Os Chiefs fizeram o seu jogo, que apesar de não muito inspirado, foi suficiente com ensaios de Michael Leitch, James Lowe e Liam Squire.

 

Hurricanes-Waratahs (24-29)

A maior surpresa chegou com a primeira derrota dos Hurricanes, precisamente frente aos campeões em título. Naquele que terá sido o melhor jogo da jornada, assistiu-se a uma disputa épica de oito ensaios (quatro para cada lado), com um estilo de jogo fluido, que deixou os adeptos pregados até ao último instante. Os primeiros a marcar foram os “Tahs”, com ensaio de Peter Betham, tendo os “Canes” respondido com dois toques de meta em dois minutos (Conrad Smith e Beauden Barrett). Nova resposta dos Waratahs, pelo “gigante” Will Skelton, e nova contra-resposta dos Hurricanes, por Brad Shields. O segundo ensaio de Betham permitiu o 19-19 ao intervalo. Na segunda parte, houve uma quebra física dos Hurricanes aproveitada pelos Waratahs que construíram assim muito jogo ofensivo. O inevitável Israel Folau ainda marcou para os Tahs e TJ Perenara para os homens da casa.

 

Highlanders-Blues (30-24)

Apesar dos três ensaios dos Highlanders contra os quatro dos Blues, Lima Sopoaga com três conversões de ensaio e três penalidades, garantiu a vitória para a equipa da casa. Com o resultado em 24-0 ao intervalo, a recuperação dos Blues foi digna de registo, com quatro ensaios no segundo tempo, fruto das substituições realizadas, mas no entanto insuficiente.

 

Brumbies-Rebels (8-13)

A equipa dos Rebels conseguiu a sua primeira vitória de sempre em Camberra, acabando com uma sequência de 11 vitórias em casa para os Brumbies. Mais um jogo com poucos pontos nesta 10.ª jornada, com 13-5 ao intervalo, o que implicou apenas três pontos marcados no segundo tempo. A chuva e lama não ajudaram, mas mesmo assim, esperava-se mais. O ensaio dos Brumbies foi conseguido pelo segundo centro Henry Speight, pelos Rebels marcou o ponta esquerdo, Sefanaia Naivalu.

 

Force-Stormers (6-13)

Num jogo atípico com apenas um ensaio de penalidade para os Stormers ao nono minuto de jogo, nada mais de importante se passou durante o jogo. Os sul-africanos dominaram, mas não conseguiram materializar as suas ofensivas e o magro resultado é expressão disso. A equipa australiana ainda tentou acordar e fazer alguma pressão nos minutos finais, mas a defesa dos Stormers manteve-se coesa.

 

Sharks-Bulls (10-17)

Os Bulls voltaram a vencer os Sharks, neste que foi o seu segundo encontro nesta época entre as duas formações sul-africanas (43-35 no primeiro jogo). Um ensaio de François Hougaard, pelos Bulls, e um de Marcell Coetzee, pelos Sharks, na primeira e na segunda parte, respectivamente, foram os momentos mais altos do jogo. A diferença esteve nos pontapeadores, onde Zeilinga converteu um ensaio e uma penalidade, enquanto o fiável Handre Pollard foi o responsável pela conversão de quatro penalidades.

 

Cheetahs-Reds (17-18)

Depois de seis derrotas consecutivas, os Reds estavam desesperadamente dependentes de uma vitória que lhes desse o oxigénio necessário para se motivarem. Com uma penalidade convertida por Nick Frisby no minuto 73, e uma penalidade no poste por Joe Pietersen, a vitória poderia ter ido facilmente para qualquer um dos lados. Num jogo com dois ensaios para cada lado, de salientar a saída com um braço partido de Heinrich Brussow, aos 13’.

Sugerir correcção
Comentar