O país a falar sobre livros para crianças

Os livros continuam a ser um dos melhores veículos de estímulo ao pensamento e reflexão.

Foto

Multiplicam-se por estes dias debates e actividades à volta dos livros infanto-juvenis. Escritores, ilustradores, contadores de histórias e editores encontram-se para explicar o que fazem, como fazem e porquê. Certos de que é em família que se começa a gostar de ler.

Os livros continuam a ser um dos melhores veículos de estímulo ao pensamento e reflexão, sem esquecer que enriquecem o vocabulário, exercitam a concentração e dão um prazer difícil de descrever a quem nunca o experimentou. As escolas e as bibliotecas sabem disso. E os municípios também já o descobriram. Por isso apoiam cada vez mais iniciativas de promoção da leitura para toda a família.

Segue-se um pequeno roteiro de encontros literários (que não se esgota aqui) até meados de Junho.

Lisboa
Neste sábado (18 de Abril) há Leituras Encantadas, no Largo de São Carlos, em Lisboa. De manhã, pode participar-se na Gincana dos Poetas, andando pelo Chiado à sua descoberta, ou aprender a desenhar personagens de banda desenhada ao estilo manga.

Um contador da SóHistórias vai guiar as famílias em leituras pessoanas. Oficinas, concertos, exposições e leitura de livros em papel, mas também noutros suportes fazem parte do programa. Uma parceria da Rede de Bibliotecas Escolares, Teatro Nacional de São Carlos e Centro Nacional de Cultura. As actividades começam às 10h, terminam às 19h e são de entrada livre.

Torres Vedras
Também neste sábado, Torres Vedras transforma-se na Cidade dos Livros, um encontro que durará até dia 23 de Abril e que pretende, segundo a organização, ser uma “festa do livro e da leitura”. A primeira sessão está marcada para as 10h no Auditório dos Paços do Concelho, sob o título “Meus queridos livros”.

Alice Vieira, Álvaro Magalhães, David Machado, Margarida Fonseca Santos e Nuno Camarneiro são alguns dos escritores que irão estar em Torres Vedras. Mas também se irá falar de ilustração, com a ajuda de Cristina Valadas, Daniel Silvestre e Teresa Lima. As escolas do concelho participam de muitas formas criativas.

Objectivo do encontro: “Trabalhar à roda dos livros de forma a dar a ver e a ler, aos mais pequenos, uma literatura de qualidade, que é aquela que os ajuda a crescer, não em tamanho mas no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, pois é capaz de conseguir dizer-lhes, de forma poética e cativante, usando palavras e imagens, bem como outros elementos de ordem paratextual, aquilo que os adultos e as suas análises dizem, de forma geralmente complicada e muitas vezes fastidiosa.”

Seixal
No Seixal, continua o Livro em Festa, integrado no 41.º aniversário do 25 de Abril. Prolonga-se até 3 de Maio e para este sábado está prevista a visita da personagem Geronimo Stilton no Jardim do Fogueteiro, para uma sessão de autógrafos (às 15h30). Outro Jerónimo, mas de verdade e de apelido Jarmelo, irá apresentar a obra Filho de Ninguém.

A Feira do Livro funciona de domingo a quinta-feira, das 10h às 22 h. Às sextas, sábados e vésperas de feriados, das 10h às 23h. Estão representadas 44 editoras.

Lourinhã
A 5 de Maio começa o encontro Livros a Oeste, na Lourinhã. Durante cinco dias há visitas de escritores e ilustradores às escolas e debates sobre literatura, ciência, música e poesia. Umas vezes para crianças, outras nem tanto. Miguel Real, Sílvia Alves, Paulo Freixinho, Rogério Ribeiro, Vergílio Alberto Vieira, Maria Antónia Palla e Mário Zambujal são alguns dos participantes. Tema geral O Futuro (começou ontem…).
 

Lisboa
Também em Maio realiza-se, na Escola Superior de Educação de Lisboa, o II Encontro de Literatura para a Infância e Juventude – Livros de Mão em Mão. No dia 23, Carla Maia de Almeida falará de mediação de leitura, António Fontinha irá narrar como só ele sabe e Cristina Taquelim orientará “Conversas no banco de pensar”. Álvaro Magalhães também estará presente, entre outros convidados.
 

Ovar
Já em Junho (de 6 a 14) acontece em Ovar o Encontro Literário para os Mais Novos Leitores, a que se deu o nome Gigantes Invisíveis. Tudo se passa no Parque Ambiental do Buçaquinho (Esmoriz, Cortegaça). Exposições, feira do livro e chill out book enquadram as participações do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, de Manuela Leitão, Anabela Dias, Nuno Meireles, Maria João Martins, Rita Correia e José Luís Teixeira.

As editoras Bruaá e Máquina de Voar também dão um contributo para as sessões em família.

Pombal
Na segunda quinzena de Junho, há que rumar a Pombal. De 17 a 20 de Junho, realiza-se mais uma edição dos Caminhos de Leitura, no Teatro-Cine, mas também no Castelo e na Mata do Castelo. António Torrado, Afonso Cruz, José Campanari, Benita Prieto, Eliana Yunes e Luís Carmelo são alguns dos convidados. Pelo caminho… a Andante Associação irá apresentar vários espectáculos.

Dia 23 de Abril é Dia Mundial do Livro. Há que estar atento ao programa da biblioteca mais próxima.

Sugerir correcção
Comentar