Buenos Aires em Lisboa: cinema argentino em Maio no São Jorge

Oito longas-metragens, entre ficções e documentários, e outras tantas curtas compõem o programa desta primeira edição da mostra

Foto
La Princesa de Francia, de Matías Piñeiro é um dos títulos em destaque DR

É a mais nova das mostras de cinemas nacionais que já se tornaram hábito em Portugal, e esta vira-se para uma das cinematografias mais interessantes do cinema global: o AR – 1º Festival de Cinema Argentino decorre no São Jorge, em Lisboa, de 14 a 17 de Maio, numa organização da associação luso-argentina Vaivem.

Oito longas-metragens, entre ficções e documentários, e outras tantas curtas compõem o programa desta primeira edição da mostra. À cabeça estão as duas entradas argentinas que estiveram a concurso em Locarno 2014 – La Princesa de Francia, o mais recente riff sobre Shakespeare de Matías Piñeiro, e Dos Disparos, filme-mosaico de humor seco do veterano Martín Rejtman (mostrado no Lisbon & Estoril 2014).

Mas o AR mostra também o documentário do veterano Edgardo Cozarinsky, Carta a un Padre, e a experiência formal de Alejo Moguillansky (cuja excelente estreia, Castro, esteve a concurso no IndieLisboa) em parceria com a artista sueca Fia-Stina Sandlund, El Escarabajo de Oro. O programa completo da mostra pode ser consultado em http:/arcinemargentino.com.

Sugerir correcção
Comentar