Um filme, uma exposição e um arquivo on line: E vivam as Repúblicas!

“Ao encontra das Repúblicas" é uma exposição de fotografias que aborda o processo de construção colectiva do documentario “A Bordo”, sobre a vida numa das mais antigas repúblicas de Coimbra, a Prá-Kys-Tão

Transcrição do poema de Herberto Helder pintado na parede do quarto da Real República Palácio da Loucura
Fotogaleria
Transcrição do poema de Herberto Helder pintado na parede do quarto da Real República Palácio da Loucura
DR
Fotogaleria
DR

Não são apenas uma originalidade nacional. São, porventura, um caso único no mundo inteiro. As repúblicas, em Coimbra, ultrapassam em muito a mera descrição de residência de estudantes — mesmo que, entre elas, tenham estado nomes como Herberto Helder ou Manuel Alegre — e no ano em que a Universidade de Coimbra, no seio da qual elas surgiram, comemora 725 anos de vida, elas vão ser, naturalmente, chamadas à festa.

O primeiro "round" foi em Março, no Kalifa, um espaço da Real República do Rás-Teparta. Vai repetir-se agora, na Casa de Cultura de Coimbra, com a reposição da exposição de fotografias “Ao Encontro das Repúblicas”, um acervo que relata o processo colectivo de construção do documentário "A bordo!”, da autoria da produtora Prevencion Producion.

Trata-se de uma curta-metragem documental sobre a vida nas Repúblicas de Coimbra a partir do caso particular da Real República Prá-Kys-Tão. Javier Hedrosa, que assina a realização, e Cristina Casales, que assina a edição, vieram a Coimbra fazer um Erasmus. Voltaram uns meses mais tarde, para viver nesta República, que fica na velhinha Casa da Nau - velhinha na idade, pois fica num edifício do século XV, e velhíssima no aspecto, já que está quase na eminência de colapso, como argumentavam os repúblicos que foram para as plataformas de "crowdfunding" tentar arranjar meios para avançar com obras que o senhorio não consegue fazer.

Semana Cultural UC 725 Anos # 23/03 a 29/03 & Real República do Prá-Kys-Tão by Cultura Ruc on Mixcloud

O documentário não aborda o percurso histórico desta república, fundada em 1951, mas antes o presente, e o dia a dia dos seus sete moradores. O guião do documentário é um resultado da escrita colectiva de todos eles. O filme vai voltar a ser exibido esta esta quarta feira, 15 de Abril, também na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

A partir do próximo dia 28 estará online o Projeto R - Arquivo Digital das Repúblicas. Esta plataforma vai disponibilizar, de forma gratuita, conteúdos relativos às repúblicas de estudantes, transformando-se num repositório exaustivo e ordenado de toda a informação existente relativa à história destas instituições. O lançamento oficial esta agendado para as 22h00 e teria lugar no Ateneu de Coimbra.

Sugerir correcção
Comentar