Concreta: a construção e a arquitectura numa feira

No 27.º aniversário da feira internacional de construção, a Concreta quer apostar na relação com os cidadãos do Porto

Foto

A Concreta — feira internacional de construção, que se realiza na Exponor, em Matosinhos, de 19 a 22 de Novembro, apresentou esta terça-feira o seu plano para a edição de 2015, no prédio da Cooperativa do Povo Portuense, no Porto, com a qual será estabelecido um intercâmbio. E numa altura de “alteração de paradigma”, Paulo Almeida, presidente da AEP — Associação Empresarial de Portugal, procura “20 000 visitantes”, de maneira a inverter a tendência de declínio que se tem vindo a sentir nos últimos anos.

Com uma mudança assumida — até no logótipo da marca —, o presidente da associação acredita que com visitantes do estrangeiro ("do Médio Oriente, África e de vários países da Europa”) será possível mudar o conceito de feira e envolver vários agentes económicos. Carla Maia, directora do projecto, acrescenta que, este ano, a mostra vai estar organizada de forma singular e de modo a “reinventar” o que é entendido como uma feira de construção urbana.

No 27.º aniversário da feira internacional de construção, a Concreta quer apostar na relação com os cidadãos da cidade e na revalorização do território portuense. Como exemplo, nasceu a Concret(izar), que pretende actuar naquela cooperativa, realizando obras no edifício. Em troca, a cooperativa reabre as suas instalações a exposições e a filmes, como acontecia até há alguns. Existem, ainda, outros projectos concretos de reabilitação na área metropolitana do Porto que estão nos planos desta edição.

Numa altura de mudança, aliaram-se também a um grupo de jovens arquitectos (LIKEarchitects) e à respectiva Ordem, para tornar possível, pela primeira vez, a exposição de trabalhos de arquitectura. Além disso, foi reafirmada a vontade de divulgar o trabalho destes com o prémio “work in progress”, que vai desafiar todos os participantes da mostra.

Para além destas iniciativas, ainda vai haver tempo para um alargado programa de actividades paralelas, como "workshops", debates e exposições, assim como várias intervenções de aquitectos e "designers". São esperados 160 expositores, 20 dos quais estrangeiros. 

Em 2003, o projecto da Concreta “módulos habitacionais auto-suficientes” foi premiado com uma menção especial no prémio internacional de arquitectura sustentável Fassa Bortolo, da Faculdade de Arquitectura de Ferrara.  No ano anterior, o projecto “residência singular” obteve um 2.º prémio e menção honrosa do conselho superior dos colégios de arquitectos de Espanha.

 

Sugerir correcção
Comentar