Festival de Cannes abre com filme de autor protagonizado por Catherine Deneuve

La Tête haute de Emmanuelle Bercot abre a 68ª edição de Cannes a 13 de Maio.

Catherine Deneuve e Emmanuelle Bercot no Festival de Berlim em 2013
Foto
Catherine Deneuve e Emmanuelle Bercot no Festival de Berlim em 2013 Reuters

O filme de abertura da edição deste ano do Festival de Cannes, que acontece entre 13 e 24 de Maio, é assinado por uma mulher, a francesa Emmanuelle Bercot. É a primeira vez desde 1987 que uma cineasta faz as honras de abrir Cannes. La Tête haute, com Catherine Deneuve no papel principal, é o filme escolhido. Uma produção de autor que contrasta com os filmes de abertura das últimas edições.

A abertura da 68ª edição será, então, diferente. Há uma vontade de mudar, anunciou a organização daquele que é um dos mais importantes festivais de cinema do mundo. A escolha de La Tête haute mostra isso. “Reflecte a nossa vontade de ver o festival começar com uma obra diferente, forte e emotiva”. “O filme de Emmanuelle Bercot diz coisas importantes sobre a sociedade de hoje, na tradição do cinema moderno, plenamente ligado a questões sociais”, sublinha em comunicado o delegado-geral do festival, Thierry Frémaux, responsável pela escolha. No ano passado foi Grace de Mónaco, filme de Olivier Dahan com Nicole Kidman que abriu o festival. No ano anterior tinha sido O Grande Gatsby, de Baz Luhrmann com Leonardo DiCaprio.

A primeira e única vez, até agora, que uma mulher abriu Cannes aconteceu em 1987: A Man in Love, de Diane Kurys. Nesta segunda-feira o festival ainda anunciou Emmanuelle Bercot, de 47 anos, como a primeira mulher a ter o filme de abertura em Cannes mas depressa apareceram as correcções nas redes sociais. Admitido o erro, Emmanuelle Bercot é a primeira em 28 anos.

La Tête haute conta a história de um jovem delinquente chamado Malony, interpretado por Rod Paradot, com Deneuve a dar vida a uma juíza que tenta intervir no caso. É a segunda vez que actriz e realizadora colaboram, depois de Elle s'en va, que se estreou na competição do Festival de Berlim em 2013. No comunicado, a organização do festival não diz se este filme entra na competição ou não.

Nos dois últimos anos, Grace de Mónaco e O Grande Gatsby não entraram na competição mas em 2012 Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, foi o filme de abertura e competiu também pela Palma de Ouro. A Palma do ano passado foi para o turco Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan.

O alinhamento da competição e restante programação para a edição deste ano do festival, que erá como presidentes do júri os irmão Joel e Ethan Coen, são anunciados nesta quinta-feira às 11h.