Antevisão do play-off: Técnico-Belenenses

Após garantir na última jogada da Fase Regular o apuramento para os quartos-de-final, a equipa do Restelo terá uma missão difícil contra os “engenheiros”

Foto
Luís Cabelo

Há três semanas, em Guimarães, um ensaio de José Carracho na “bola de jogo” garantiu ao Belenenses o apuramento para o play-off, mas depois de assegurar o principal objectivo da época, a formação do Restelo terá pela frente uma tarefa muito complicada. Com a vantagem de jogar em casa, o Técnico é favorito nos quartos-de-final da Divisão de Honra, num duelo que será disputado neste sábado, a partir das 17h30, no Campo das Olaias, e que terá transmissão em directo no P3 Râguebi.

O histórico dos confrontos entre os dois clubes nesta temporada dá vantagem ao Técnico, que venceu os dois duelos, mas no primeiro jogo entre as duas equipas, nas Olaias, o Belenenses apenas cedeu nos instantes finais. Com um percurso regular na prova, o Técnico contrasta com um Belenenses que teve muitos altos e baixos durante a época mas que, com a equipa próxima da máxima força, conseguiu fazer uma boa ponto final e garantir o sexto lugar mesmo sobre a meta.

Com um terceiro lugar na Fase Regular, o que chegou a parecer uma miragem, o Técnico chega aos play-off num momento de forma ascendente e Pedro Lucas, presidente dos “engenheiros”, refere que a subida na classificação deve-se a uma filosofia de “tentar ganhar todos os jogos e ir o mais longe possível”.

Foto

Apesar da diferença pontual entre “engenheiros” e “azuis”, o líder do Técnico desvaloriza-a, considerando que essa margem “num jogo a eliminar não se irá reflectir”. Confiante que conseguirá atingir as meias-finais, Pedro Lucas reconhece que o seu oponente tem “jogadores novos que poderão aparecer nesta altura”, sublinhando que o regresso dos atletas do Belenenses que estiveram na selecção de sevens, não são um problema para o Técnico na abordagem ao jogo.

Foto

Para a partida, que estará incluída no “encerramento do ciclo comemorativo dos 50 anos do Técnico”, Lucas espera “muito apoio”, sendo que após o encontro haverá um jantar, seguido da exibição “das fotografias das equipas do clube desde 1973”.

Foto

Garantido o “objectivo mínimo” para a época, a equipa do Restelo prepara-se para mais um desafio e, segundo João Uva, é “nessas alturas o Belenenses cresce”, sendo esta a “fase em que gosta de estar e onde se sente confortável”.

Convicto de que o seu conjunto “tem valor para derrotar” os “engenheiros”, Uva revela a melhor estratégia para contrariar o jogo do Técnico: “Queremos ser mais eficazes na defesa. Sabemos que eles têm bons estrangeiros, que controlam bem o jogo e que fazem a diferença se lhes dermos espaço”. “Estamos a tentar trabalhar numa defesa bastante organizada para conseguir anular as forças mais vistosas deles”, sublinha.

Pela primeira vez na temporada com todo o plantel à disposição, o treinador dos “azuis” terá de volta Diogo Miranda, Bernardo Seara Cardoso e Duarte Moreira, regressados dos sevens, mais-valias que ajudarão a tentar por em prática “um plano de jogo aberto e dinâmico que apela sempre à velocidade dos defesas”, refere o jogador-treinador que voltará a alinhar no XV.

Num processo de renovação, o Belenenses está na luta pelo título nos escalões de sub-16 e sub-18 e João Uva, questionado sobre a importância que estes jovens terão no futuro do clube, sublinha que “os planos de treino” seguidos pelos mais novos têm sido feitos “no sentido de trabalhar como o escalão sénior”.

Acompanhe as últimas notícias da Divisão de Honra na página do Facebook da Review Sports.

Sugerir correcção
Comentar