Primeiro trimestre do ano com aumento de espectadores nos cinemas

As Cinquenta Sombras de Gray foi o filme mais visto no início deste ano. Virados do Avesso, de Edgar Pêra, foi o português com mais espectadores.

Foto
O filme As Cinquenta Sombras de Grey foi o motor do aumento de espectadores DR

O primeiro trimestre deste ano registou um aumento de 2,9 milhões de euros e cerca de 574 mil espectadores nas salas de cinema, comparando com o mesmo período de 2014, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

De acordo com as estatísticas deste organismo, o aumento ultrapassa os 20%, tanto no número de espectadores como na receita de bilheteira, impulsionado pelos resultados obtidos no mês de Fevereiro.

Assim, entre Janeiro e Março, as exibições comerciais de cinema em todo o país registaram 3.331.713 espectadores e 17,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

As Cinquenta Sombras de Grey, de Sam Taylor-Johnson, foi o filme mais visto do trimestre, com mais de 490 mil espectadores. O filme português mais visto naquele período foi Virados dos Avesso, de Edgar Pêra, com cerca de seis mil espectadores.

O ICA sublinha ainda que, no primeiro trimestre, o mercado da distribuição de filmes esteve concentrado em duas empresas – a NOS Lusomundo Audiovisuais e a Big Picture 2 Films –, que representam 89% da quota de mercado.

Os dados do ICA são revelados na véspera da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas anunciar a realização de uma Festa do Cinema em Portugal, com venda de bilhetes mais baratos durante três dias, como tentativa de melhorar os hábitos de cinema dos portugueses em sala.

A iniciativa portuguesa, cuja data não foi ainda revelada, acontecerá à semelhança da Fiesta del Cine, que existe desde 2009 em Espanha.

Dado o sucesso alcançado, a festa espanhola deixou de ser anual e passou a ser um evento semestral. Durante três dias, os bilhetes de cinema custam 2,90 euros nas salas de cinema aderentes. Em Outubro de 2014, a iniciativa contou com 2,2 milhões de espectadores em três dias e em 3.118 salas de cinema.

Portugal registou em 2014 os piores valores de consumo de cinema em sala de cinema, desde 2004, com 12 milhões de espectadores e 62,7 milhões de euros de receita de bilheteira.

Segundo o ICA, em 2014 cada sessão de cinema contou, em média, com 20 espectadores.


 


Sugerir correcção
Comentar