Turismo de natureza com fins terapêuticos é nova oferta nos Açores

Empresa criada na ilha de São Miguel por uma psicóloga oferece passeios em terra e no mar, com modalidades terapêuticas

Foto
Rui Soares

O "turismo holístico" combina ambiente com bem-estar, visando fins terapêuticos, e é uma das novas ofertas que existem nos Açores. "Considerando que o ser tem quatro cones fundamentais, o mental, emocional, físico e espiritual, promovemos o bem-estar a partir deste conceito holístico, oferecendo a partir daí esta relação privilegiada com a natureza, uma vez que os Açores são um palco perfeito para isso", declarou Lisa Medeiros, uma das promotoras da Holistika, empresa criada na ilha de São Miguel.

A psicóloga referiu, à Lusa, que o projecto surgiu em Janeiro de 2014, numa parceria com um colega licenciado em turismo, que serve de guia, pretendendo mostrar uma "nova forma de viver a ilha" de São Miguel, oferecendo o ambiente numa perspectiva terapêutica.

A oferta inclui passeios em terra e no mar, propondo-se na primeira modalidade várias actividades terapêuticas e para o desenvolvimento pessoal inseridas na natureza, tais como ioga, tai chi, meditação ou "viagens sonoras" através de instrumentos que promovem o relaxamento.

No que concerne aos passeios realizados no mar, Lisa Moreira explica que há também diversas modalidades, incluindo um com golfinhos, numa "perspectiva mais meditativa da relação com este cetáceo". Lisa Moreira, que refere que o projecto tem registado boa adesão, afirma que recebe turistas que fazem reservas directas, mas que também trabalha com agências de viagens. A título de curiosidade, apontou que uma das acções que tem registado maior sucesso é uma ida à noite à Poça da Dona Beija, no vale das Furnas. A Poça da Dona Beija é um espaço com piscinas de água termal quente.

Lisa Moreira pretende com o seu produto desviar-se também do turismo de massas, uma vez que considera que os Açores "são privilegiados por oferecerem espaços de bem-estar e de contacto com a natureza". "É um turismo muito específico e nós fizemos a opção de não irmos por um turismo de observação, mas sim desfrutar deste palco natural", afirma, referindo que a Holistika dá a possibilidade ao cliente de construir o seu próprio pacote através de várias sugestões que lhe são apresentadas.

Sugerir correcção
Comentar