Vitória de Portugal na Shield atenua os estragos

A selecção nacional de sevens ficou em 13.ª lugar em Tóquio e perdeu sete pontos para o Japão na sétima etapa do Circuito Mundial

Foto
World Rugby

Portugal terminou a sétima etapa do Circuito Mundial de sevens na 13.ª posição e viu reduzido para oito pontos a vantagem sobre o Japão, na luta pela permanência na competição em 2015-16. Depois de no primeiro dia ter falhado o apuramento para a Cup, onde os japoneses marcaram presença, a selecção nacional começou o último dia com uma derrota contundente (0-39 contra os Estados Unidos), mas conseguiu reagir e, ao vencer os dois jogos seguintes, assegurou a conquista da Taça Shield, que corresponde ao 13.º lugar entre 16 participantes.

O saldo final acabou por ser negativo. Com apenas três pontos somados em Tóquio, Portugal viu a sua vantagem sobre o Japão reduzida para quase metade (eram 15 pontos e passaram a ser oito), quando faltam disputar duas etapas na competição.

Após a vitória contra a Austrália e as derrotas frente a Nova Zelândia e Escócia na fase de grupos, a equipa portuguesa começou por defrontar os Estados Unidos, nos quartos-de-final da Taça Bowl, e o jogo não teve história. Com uma prestação desastrada da equipa portuguesa, os norte-americanos controlaram como queriam e, com sete ensaios, ganharam por 39-0.

Foto

Relegada para a competição de menor importância (Taça Shield), a selecção nacional conseguiu, finalmente, reagir. Nas meias-finais da prova, Portugal bateu Hong Kong, a equipa convidada para esta etapa: 19-17, com ensaios de Bernardo Seara Cardoso, Nuno Sousa Guedes e Carl Murray.

Foto

Com o triunfo, Portugal seguiu para a final da Shield, onde defrontou a Argentina. Os sul-americanos até começaram melhor e chegaram ao intervalo a ganhar por 7-0, depois de Schultz marcar ensaio. No entanto, nos últimos sete minutos a formação portuguesa deu a volta ao resultado (ensaios de Pedro Leal e José Vareta), assegurando a vitória, por 12-7.

Embora o fim-de-semana tenha sido nefasto, Portugal acabou por beneficiar do mau segundo dia do Japão. Após conquistarem o acesso à Cup, os nipónicos foram derrotados por Fiji e Escócia, terminando a prova em casa na 8.ª posição (10 pontos).

Boa notícia para as cores nacionais foi também a vitória da Inglaterra em Tóquio. Os ingleses bateram a África do Sul na final da Cup, por 21-14, e com o triunfo na etapa somaram 22 pontos, o que permite aos britânicos subir ao quarto lugar do Circuito Mundial por troca com a Austrália.

Os quatro primeiros classificados no final das nove etapas garantem automaticamente o apuramento para os Jogos Olímpicos e se os ingleses conseguirem essa qualificação, serão menos um obstáculo para Portugal na fase de apuramento europeia, que será disputada em Junho.

Sugerir correcção
Comentar