Portugal volta a falhar com a Escócia e perde a Cup

A selecção nacional começou muito bem a sétima etapa do Circuito Mundial, mas voltou a ser irregular, terminou no terceiro lugar do Grupo B e vai perder pontos para o Japão

Foto
World Rugby

Uma semana depois, o filme repetiu-se. Tal como tinha acontecido na ronda anterior, em Hong Kong, Portugal alcançou um resultado surpreendente na fase de grupos de uma etapa do Circuito Mundial, mas no jogo decisivo, novamente contra a Escócia, fraquejou. Após a excelente vitória contra a Austrália (12-10), a selecção nacional foi batida pela Nova Zelândia (7-26) e pela Escócia (12-17), terminando no terceiro lugar do Grupo B.

 

A vitória logo a abrir contra a Austrália, com dois ensaios de Duarte Moreira, deixou Portugal numa excelente posição para, pela primeira vez nesta temporada, concluir uma etapa do Circuito Mundial entre os oito primeiros, mas voltou a faltar consistência à equipa portuguesa.

Foto

 

Foto

Após surpreender os australianos, Portugal não conseguiu repetir a proeza da ronda anterior, onde tinha alcançado um histórico empate com a Nova Zelândia. No reencontro com os All Blacks, os neozelandeses tiveram o jogo sempre sob controlo e o ensaio nacional chegou na “bola de jogo”, marcado pelo estreante Francisco Sousa.

 

O desaire mantinha, no entanto, Portugal na corrida pela Cup e para alcançaram esse objectivo os portugueses apenas tinham de empatar contra a Escócia, no último jogo do Grupo B. Porém, na hora H, a selecção nacional voltou a falhar. Num jogo confuso, os britânicos marcaram logo aos 33 segundos (0-7), mas na última jogada da primeira parte, mesmo com menos um jogador (exclusão de dois minutos para Diogo Mateus), Nuno Sousa Guedes restabeleceu a igualdade (7-7).

 

Ainda com menos um atleta no início da segunda parte, Portugal não soube guardar a bola e a Escócia agradeceu para voltar a passar para a frente, com um ensaio de Hoyland, antes de se cumprir o primeiro minuto. Pouco depois, já com as duas equipas em igualdade numérica, um erro defensivo nacional terminou no terceiro ensaio escocês: 7-17.

 

Com pouco mais de dois minutos para jogar, Portugal necessitava de pontuar por duas vezes, mas mostrou sempre pouca lucidez a atacar, e apenas na “bola de jogo”, com a vitória já garantida pela Escócia, conseguiu reduzir, com um ensaio de João Bello (12-17).

 

As más notícias em Tóquio não se ficaram por aqui. Apesar de ter perdido com a França no último jogo da fase de grupos (19-24), o Japão apurou-se para Cup, o que significa que vai reduzir a desvantagem para Portugal na luta pela permanência no Circuito Mundial em 2015-16.

 

Com o terceiro lugar no Grupo B, Portugal vai defrontar na madrugada deste domingo os Estados Unidos.

Sugerir correcção
Comentar