Mulheres iranianas vão poder assistir a desportos masculinos

Governo de Teerão quer relaxar lei que proíbe mulheres de assistir a eventos desportivos masculinos. Nova norma vai ser posta em prática nos próximos meses.

Foto
Adeptas iranianas durante jogo de futebol entre a Suécia e o Irão, em Estocolmo, na semana passada Henrik Montgomery / Reuters

Numa decisão sem precedentes, o Irão vai levantar parcialmente a proibição das mulheres poderem assistir a eventos desportivos masculinos. O caso de uma jovem presa durante cinco meses trouxe a questão para a agenda internacional.

Uma pequena nota divulgada este sábado pela agência estatal IRNA revela que o vice-ministro dos Desportos, Abdolhamid Ahmadi, confirmou a apresentação de um “regulamento abrangente para a presença de famílias iranianas e mulheres em estádios desportivos” perante o Conselho de Segurança Nacional no último mês.

A norma será post em prática durante o actual ano iraniano – iniciado a 21 de Março do calendário gregoriano.

Porém, o levantamento da proibição não vai abranger todo o tipo de eventos desportivos. “Como é óbvio, [há] algumas áreas do desporto [nas quais] as famílias não estão interessadas a assistir nem há a possibilidade de que o possam fazer”, disse Ahmadi à Reuters, sem especificar que eventos estão excluídos. No entanto, a notícia é encarada como mais uma abertura do regime conservador de Teerão e surge numa semana histórica em que foi assinado o princípio de um acordo para o controlo do desenvolvimento nuclear iraniano.

De acordo com a lei islâmica no Irão, as mulheres estão proibidas de presenciar eventos desportivos protagonizados por homens. O regime dos ayatollahs considera que as mulheres devem ser protegidas do comportamento indecoroso do público masculino do desporto. Uma pequena alteração a esta norma, feita em Janeiro, veio possibilitar que as mulheres estrangeiras não fossem abrangidas pela proibição.

A lei recebeu mais atenção do público internacional devido ao caso de Ghoncheh Ghavami, uma rapariga de 25 anos que foi presa no ano passado por ter assistido a um jogo masculino de voleibol em Teerão. A prisão da jovem britânico-iraniana ganhou contornos políticos por causa da mobilização em torno da sua causa.

Várias organizações de defesa dos direitos humanos organizaram campanhas para a sua libertação e o Governo britânico intercedeu junto de Teerão. As autoridades iranianas argumentaram que Ghavami passava a responder pelo crime de propaganda anti-regime, causando apreensão junto dos familiares e dos advogados de defesa.

Em Novembro, ao fim de quase cinco meses de prisão, Ghavami foi libertada depois do pagamento de uma fiança. Na semana passada, o Tribunal de Recurso concedeu finalmente uma amnistia à jovem.

Recentemente, foi o próprio presidente da FIFA, Joseph Blatter, a apelar directamente às autoridades iranianas para acabar com esta proibição. “Levantei este tópico na minha reunião com o Presidente do Irão, Hassan Rouhani, e vim com a impressão que esta situação intolerável poderia mudar nos próximos tempos. No entanto, nada aconteceu”, escrevia Blatter na revista semanal da FIFA, no início de Março. Mas algo se passou entretanto.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários