Prémio ibérico de mobiliário urbano quer promover os mais criativos

Os trabalhos serão expostos na “Bienal Iberoamericana de Diseño”, em Madrid

Foto
Umberto Dattola/Flickr

Designers — individualmente ou em grupo — e empresas e estudantes da área já podem candidatar-se ao Prémio Ibérico Larus Design – Design Urbano. Este prémio recompensa, desde 2011, os projectos e equipamentos de mobiliário urbano desenvolvidos na Península Ibérica.

A concurso estão duas categorias. A primeira engloba os trabalhos de equipamento urbano que tenham sido elaborados no âmbito de licenciatura ou de mestrado nos últimos cinco anos. O tema é livre e podem ser inspirados em objectos da paisagem urbana. A segunda destina-se a peças urbanas executadas também nos últimos cinco anos, quer tenham sido elaboradas no país quer o tenham sido no estrangeiro.

Os trabalhos dos concorrentes serão valorizados pelo seu impacto social e económico positivo no urbanismo das cidades e na qualidade de vida dos cidadãos. O objectivo deste prémio é contribuir para a criação de um melhor espaço público na Península Ibérica, para além de promover o conhecimento, qualidade, originalidade e inovação do mobiliário urbano. É ainda pretendido contribuir para a internacionalização das carreiras profissionais e dos negócios das empresas.

Visto que este prémio é pioneiro na sua área (primeiro e único prémio ibérico de Design Urbano), Pedro Martins Pereira, Fundador e Presidente da Larus explica que este projecto surgiu no âmbito das “dificuldades que afectaram, em particular, as economias do sul da Europa”. Desta forma, este prémio visa incentivar a capacidade dos profissionais da área, à medida que vão divulgando exemplos e promovem a economia ibérica.

O vencedor do concurso académico receberá um prémio no valor de 500€ e um diploma. Na segunda categoria, o vencedor irá receber um troféu e um diploma. Os trabalhos serão expostos na “Bienal Iberoamericana de Diseño”, em Madrid. Poderão ainda ser entregues menções honrosas e diplomas a outros concorrentes.

O que é a Larus?

A Larus é uma marca portuguesa de mobiliário urbano, que conta com prémios nacionais e internacionais e que, no ano de 2011, foi considerada pelo Centro Europeu de Design como a melhor empresa europeia na "implementação de design". Esta empresa já existe há 22 anos e está presente em diversos países europeus como o Reino Unido, Alemanha ou França, mas também em países como Angola.

Mais informações sobre este concurso podem ver consultadas no site da Larus. As inscrições estão abertas até ao dia 29 de Maio.

Sugerir correcção
Comentar