Huthis controlam o centro da estratégica cidade de Áden

Fontes do Governo deposto do Iémen desmentem que tenha começado invasão da coligação liderada pela Arábia Saudita. Confrontos já fizeram pelo menos 44 mortos.

Fotogaleria
Habitantes de Áden em fuga da cidade SALEH AL-OBEIDI/AFP
Fotogaleria
Apoiantes dos huthis no bairro de Khor Maksar, em Áden SALEH AL-OBEIDI/AFP

Ao fim do dia desta quinta-feira, o palácio presidencial de Árden, a segunda maior cidade do Iémen, era controlado por “forças especiais da Guarda Republicana, fiéis ao Presidente deposto em 2011 Ali Abdallah Saleh”, reconheceu à AFP uma alta patente dos serviços de segurança do Iémen, que testemunhou a chegada dos tanques e veículos com as milícias huthis e seus aliados ao complexo.

A aliança de conveniência do líder autocrata que os países vizinhos forçaram a deixar o poder, após protestos populares no ano das Primaveras Árabes, com as milícias huthis, tribo que antes sempre marginalizou, permitiu aos rebeldes conquistar uma enorme porção do território, de Norte a Sul, apesar dos bombardeamentos da coligação liderada pela Arábia Saudita.

Pouco território do Iémen restará sob controlo de Abd-Rabbu Mansour Hadi, que era vice de Saleh e foi escolhido para lhe suceder, e hoje está refugiado na Arábia Saudita, depois e ter sido deposto quando os huthis tomaram o poder em Sanaa, em Janeiro. Áden era o seu bastião eleitoral, e foi para lá que fugiu inicialmente, em meados de Fevereiro, quando conseguiu escapar à prisão domiciliária em que tinha sido colocada. Agora, está refugiado na Arábia Saudita, que na semana passada começou a bombardear vários alvos no Iémen, formando uma coligação internacional com dez outros países muçulmanos.

A ofensiva dos huthis sobre o centro de Áden começou na quarta-feira e marcou o maior avanço dos rebeldes em território governamental. Chegaram com tanques e carrinhas de caixa aberta com metralhadoras montadas e, apesar dos bombardeamentos e violentos combates, tomaram o palácio presidencial Al-Maachiq, relata a AFP. É também na zona de Crater que fica a dependência do Banco central do Iémen e a zona comercial da cidade, diz o jornal The Guardian. A embaixada russa foi assaltada e há pelo menos 44 mortos.

Desembarque-mistério
De manhã, houve um desembarque de tropas não identificadas que causou um enorme alarme – testemunhas e autoridades portuárias deram o alarme, reproduzido pela agência Reuters, de que se poderia estar perante o início da invasão terrestre das forças árabes. Desde o início que a Arábia Saudita deixou essa ameaça no ar, avisando que mobilizou 150 mil homens que estariam protos a avançar para dentro do Iémen se tal fosse considerado necessário.

Mas uma fonte do Governo do Presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi, refugiado em Riad, assegura que não foi dada ordem de invasão. O embaixador da Arábia Saudita nas Nações Unidas fez um desmentido que teve um travo de revelação de outra notícia: disse que não há tropas “formais” do seu país no terreno em Áden, mas que continua em aberto a possibilidade de haver. “O tema de vir a usar forças terrestres é algo que está sobre a mesa”, disse o embaixador Adel al-Jubeir em Washington, interrogado pela Reuters.

A identidade das forças que desembarcaram em Áden nesta quinta-feira é um mistério que perdura. A televisão russa Russia Today dizia que podiam tratar-se de forças chinesas, que garantiam a segurança dos seus cidadãos que fugiam de Áden. Mas um conselheiro saudita disse à AFP que se trataria de um pequeno destacamento de forças leais a Saleh. “Posso garantir que os elementos que desembarcaram em Áden não eram forças especiais sauditas”, afirmou esta fonte não identificada.

Áden é um importante ponto estratégico – fica na ponta Sul do Iémen e perto do estreito de Bab-el-Mandab, por onde passa 40% do comércio marítimo mundial e 30% do petróleo transportado por esta via. Mas as forças pró-Presidente Hadi estão desorganizadas nesta cidade, disse este conselheiro saudita. Por isso os huthis e seus aliados conseguiram apoderar-se do centro, notou.

O objectivo da Arábia Saudita ao intervir no país vizinho contra os huthis é uma questão de geoestratégia regional: enquanto xiitas, os huthis são aliados do Irão, ou até apoiados por Teerão – não há provas concretas disso. E Riad, que se considera a nação líder do islão sunita, tudo fará para contrariar o crescimento da influência do Irão xiita, em especial num momento em que parece desenhar-se o fim do isolamento internacional do país dos ayatollahs, com o princípio de um acordo sobre o nuclear iraniano, obtido em Lausanne nesta quinta-feira.
 

   

Sugerir correcção
Ler 27 comentários