Encontros da Imagem: o poder e a fotografia em ano de eleições

“O Poder e a Ilusão” é o tema da edição deste ano dos Encontros da Imagem, que se realizam entre 25 de Setembro e 31 de Outubro de 2015

Foto
Marie-Pierre Cravedi

Em ano de eleições, o festival Encontros da Imagem levantou a questão: “Como podemos afinal lidar com o poder, de forma artística, como uma parte orgânica de um sistema social?”. E assim estava encontrado o mote da próxima edição deste festival internacional de fotografia, em Braga, a 25.ª, que reúne um conjunto de eventos de promoção da fotografia contemporânea.

Dado o sucesso inesperado da edição passada, dedicada ao tema “Fé e esperança”, que recebeu 30 mil visitantes, o festival lançou mais uma “open call” com a proposta estabelecer o diálogo entre os artistas contemporâneos e o ambiente social de constante mudança. A associação desenvolve, ainda, "workshops", um prémio internacional de fotografia, "masterclasses", um "photobookmarket" e uma "open call" a nível internacional para que os fotógrafos participem no festival.

Ângela Fereira, directora artística dos Encontros da Imagem, revela que o tema deste ano se deve ao facto de o festival tentar ir ao encontro de “tendências subjacentes às representações de cada momento”. Desde os primórdios do festival, com o historicismo fotográfico, passando pelas questões de género e atravessando a paisagem, o objectivo tem sido “dar corpo a diferentes territórios de fotografia”.

Foto

Retrato mutável da política

A “fotografia social” explica-se pelo momento de crise — “económica e de valores” — que existe e este ano não é excepção, ao serem discutidas questões como “a força da fotografia”, que promete uma “viagem incomum” ao longo dos tempos da viragem histórica, garante Ângela Ferreira. 

Segundo a mesma fonte, a fotografia pode influenciar a forma como vemos a política, principalmente devido às novas tecnologias que “mudaram a forma como temos acesso à informação”. Ou seja, o retrato que fazemos da política torna-se mutável. Num momento de “desafio para a imagem” é necessário passar por esta temática, que tem um alcance enorme, também a nível fotográfico.

O festival (que recebeu mais de 400 candidaturas na edição anterior) reafirma a sua vontade de lançar novos autores que sejam capazes de “despertar” o pensamento e uma nova forma de ver a imagem. A “open call” já está em curso. O prazo de candidatura estende-se até 8 de Maio de 2015, mês em que serão anunciados os resultados dos autores seleccionados, após avaliação de um júri internacional. Ainda vai existir uma “open week” de 23 a 26 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar