Portugal começou soberbo, mas acabou mediano

No segundo dia da etapa de Hong Kong do Circuito Mundial, Portugal empatou com a Nova Zelândia e perdeu com a Escócia

Foto
World Rugby

Depois de uma estreia pouco convincente (derrota contra a Austrália, por 5-33), o segundo dia da etapa de Hong Kong do Circuito Mundial de sevens esteve quase a ser de glória para Portugal. Nos últimos dois jogos do Grupo B, a selecção nacional começou por cometer a proeza de empatar com a Nova Zelândia (24-24), mas no último encontro foi derrotada pela Escócia (12-14).

Com o Hong Kong Stadium repleto, Portugal começou por defrontar na madrugada deste sábado a Nova Zelândia, actual campeã, e o início da partida fazia antever que a história dos confrontos entre as duas selecções se iria repetir: os neozelandeses tinham batido sempre a equipa nacional.

Com um cartão amarelo a José Maria Vareta logo após o pontapé de recomeço, Portugal ficou reduzido a seis jogadores durante dois minutos e o inevitável aconteceu. Sem grandes problemas, a Nova Zelândia passou para a frente do marcador e rapidamente ganhou uma vantagem de 17-0.

Foto

A partida parecia decidida, mesmo com um ensaio de Portugal em cima do final da primeira parte que trouxe uma má notícia para a selecção nacional: ao marcar o seu 92.º ensaio na competição, Adérito Esteves lesionou-se no ombro e está fora da resto do torneio de Hong Kong e, provavelmente, do próximo dentro de uma semana, no Japão.

Foto

Sem a grande figura da equipa portuguesa nesta época, incomodar os All Blacks parecia tornar-se ainda mais difícil, mas na segunda parte Portugal esteve soberbo. Dominando por completo os neozelandeses, os portugueses chegaram ao ensaio por Diogo Mateus, Carl Murray e Nuno Sousa Guedes, alcançando um inédito empate contra a Nova Zelândia (24-24).

Ainda com hipóteses matemáticas de chegar à Cup, Portugal precisava de ganhar à Escócia pela maior margem possível na última partida e até começou bem, com um ensaio de José Maria Vareta. No entanto, o duelo entre portugueses e escoceses foi sempre demasiado confuso, com erros constantes de parte a parte, e na última jogada do primeiro tempo os britânicos empataram (7-7).

Os últimos sete minutos voltaram a começar bem para Portugal, que passou novamente para a frente com um ensaio de Duarte Moreira (12-7), mas o jogo manteve-se sempre imprevisível e aberto, e os escoceses acabaram pro ser mais felizes. Já depois da equipa portuguesa perder também José Maria Vareta por lesão, Robertson fez o segundo ensaio da Escócia, que Colin Gregor converteria, garantindo a vitória aos britânicos (14-12).

Com o desaire, Portugal ficou no quarto lugar do Grupo B e vai defrontar na madrugada deste domingo a França, nos quartos-de-final da Taça Bowl.

Sugerir correcção
Comentar