Ex-chefe da Armada critica falta de solidariedade entre ramos militares

Parlamento adiou votação da Lei de Programação Militar por ausência de deputados do PSD.

Foto
Marinha diz que navios seriam importantes nas acções de contenção e recolha de hidrocarbonetos, em casos de poluição Foto: Marco Maurício

O ex-chefe de Estado-Maior da Armada, almirante Melo Gomes, criticou esta sexta-feira a forma como está a ser preparada a angariação de verbas para financiar a aquisição do navio polivalente logístico francês Siroco.

Em declarações ao PÚBLICO - no mesmo dia em que o Parlamento adiou a votação da Lei de Programação Militar, depois do braço-de-ferro instalado entre PS e ministro da Defesa –, o almirante considera injusto que tenha de ser somente a Marinha a abdicar de programas de reequipamento para que o ministério consiga recolher os cerca de 80 milhões de euros para a aquisição desta capacidade militar.

“O navio em causa é multi-purpose, pode servir os três ramos das Forças Armadas e, por isso, o esforço de aquisição devia ser comparticipado por todos os ramos e pelo Estado-Maior General das Forças Armadas”, disse o militar que liderou a Armada entre 2005 e 2010.

O almirante considerou mesmo um “disparate” a não modernização de duas fragatas, que o ministério admitiu como alternativa para angariar os milhões necessários para a compra do Siroco. Mas Melo Gomes foi ainda mais duro com o ministro da Defesa, considerando "inaceitável" que Aguiar-Branco se "esconda atrás das chefias militares, não assumindo a responsabilidade política" da decisão. Uma referência ao facto do governente ter usado como argumento ao longo desta polémica a deliberação unânine do Conselho dos Chefes sobre a possível compra.

As declarações de Melo Gomes surgem no mesmo dia em que o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Artur Pina Monteiro, comentou a possibilidade de cancelamento da negociação como seria "uma oportunidade perdida”.

O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, admitiu estar a ponderar parar com a negociação depois do PS ter anunciado que se iria abster na revisão da LPM. Isto depois de ter sido recusada a inclusão de um programa ou projecto sobre o navio polivalente logístico na revisão da lei que iria a votos ontem no Parlamento.

A votação foi adiada a pedido da maioria com o argumento de que não tinha número de deputados suficientes para fazer passar o diploma. Sendo uma lei de valor reforçado, a LPM obedece a regras mais estritas em termos de votação.

A partir de Nova Iorque, onde participa no primeiro encontro de chefes militares promovido pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o CEMGFA fez questão de abordar o tema. "Um dos temas na reunião [da ONU] desta manhã foi a necessidade de uma maior rapidez e flexibilidade na projecção de forças em todo o mundo. Um navio como estes é fundamental para essas missões e é uma capacidade que Portugal não tem", acrescentou.

Sublinhando que "as Forças Armadas fizeram todo o esforço necessário para viabilizar o negócio", Pina Monteiro referiu no entanto que "a decisão final é política e, caso aconteça, as Forças Armadas irão acatá-la."

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários