A Uniplaces já registou mais de 25 mil quartos alugados Lucy Nicholson/ Reuters
Foto
A Uniplaces já registou mais de 25 mil quartos alugados Lucy Nicholson/ Reuters

Uniplaces: queres um quarto de borla onde gostarias de estudar?

Qualquer estudante pode concorrer ao programa Living the Dream e ganhar alojamento gratuito, em qualquer parte do mundo, durante um semestre

Chama-se Living the Dream e é a "primeira bolsa de estudo mundial" cujos fundos são angariados através de uma campanha de "crowdfunding". O programa da Uniplaces, plataforma online para alojamento de universitários, quer "promover a mobilidade de quem quer ir estudar para o estrangeiro" e utiliza a própria comunidade de estudantes para financiar a ideia.

O concurso está aberto a qualquer estudante de qualquer parte do mundo. Desafio: realizar um vídeo que testemunhe um "acto de generosidade espontâneo com outro estudante". Os filmes — que devem ser submetidos online — têm de demonstrar que é possível transformar a universidade num "sítio melhor", explica o gabinete de comunicação da Uniplaces num comunicado enviado às redacções. O vencedor terá direito a um semestre de alojamento gratuito em qualquer cidade para onde queira ir estudar.

“O encargo financeiro que implica ir estudar para fora é uma barreira para muitos estudantes. Para nós, é fundamental que os estudantes consigam alcançar os seus objectivos de forma apaixonada e saudável e a bolsa Living the Dream é uma aposta nossa em ajudá-los a ultrapassarem as barreiras sociais e económicas, oferecendo a todos as mesmas oportunidades e, ao mesmo tempo, motivá-los a unirem-se e serem generosos entre si", explica o co-fundador da empresa Miguel Santo Amaro, citado pelo comunicado.

Para a fase piloto do Living the Dream, a Uniplaces vai oferecer a cinco estudantes a oportunidade de financiarem o seu alojamento até ao final deste semestre. Através de uma bolsa de estudo serão ainda recompensados outros actos de generosidade.

“O nosso objectivo é que esta bolsa cresça de ano para ano”, afirma Miguel Santo Amaro. “Para nós, não se trata apenas de mais um fundo, mas de uma forma de ajudar os estudantes a lutarem pelos seus objectivos e sonhos, promovendo em simultâneo uma cultura de generosidade um pouco por toda a parte.”

Os vídeos podem ser submetidos a votação até 10 de Abril. Qualquer pessoa pode participar, votar no vídeo favorito e fazer doações ao fundo Living the Dream. Os votos do público têm influência na decisão do júri, que vai seleccionar cinco vencedores na fase piloto e anunciar os resultados até 14 de Abril. As doações recebidas serão utilizadas para ajudar a suportar os encargos de alojamento até ao final deste semestre.  

A Uniplaces já registou mais de 25 mil quartos alugados, por estudantes de 134 nacionalidades, valor que significou 6 milhões de euros em valores de contrato para os senhorios.