No Reino Unido é possível acampar... numa igreja

Três antigas igrejas rurais inglesas abriram-se a hóspedes. Uma santa estadia, com direito a serão à luz das velas, cama e pequeno-almoço. Chamam-lhe "champing"

Receber as chaves de uma pequena igreja rural, entretanto “desactivada”, estender o saco-cama entre os arcos da nave principal, junto ao altar ou num dos antigos bancos de igreja cercados por divisórias de madeira, ter um serão à luz das velas entre os sons do campo e, na manhã seguinte, um pequeno-almoço completo entregue por um residente local.

É este o conceito do "champing" (“church”, igreja + “camping”, acampar), um projecto de alojamento em regime de "bed&breakfast" (cama e pequeno-almoço) em antigas igrejas rurais. A ideia foi lançada oficialmente este ano pela organização britânica Churches Conservation Trust, que expandiu o conceito a mais dois edifícios, depois do sucesso do projecto piloto criado em 2014 na Igreja de Todos os Santos, na vila de Aldwincle, em Northamptonshire.

“É óptimo ser capaz de oferecer aos hóspedes a oportunidade de entregar-lhes a chave de uma das nossas igrejas por um fim-de-semana, para que possam não só apreciar a beleza interior destes edifícios, mas também sair e desfrutar da beleza natural da Inglaterra rural da mesma forma que os nossos antepassados teriam feito, viajando a pé, jantando num pub local e vivendo as paisagens e os sons do campo”, afirma Peter Aiers, director da organização no sueste do país, região onde se localizam as três igrejas abrangidas pelo projecto, no site da Churches Conservation Trust.

Foto
Igreja de São Ciríaco e Santa Julita, em Swaffham Prior, Cambridgeshire DR/Churches Conservation Trust

Além da Igreja de Todos os Santos, com os seus “arcos medievais de pedra calcária” e “torre esculpida no século XV”, o projecto inclui agora outros dois edifícios religiosos. A Igreja de Santa Maria a Virgem, em Fordwich (Kent) – que guarda no seu interior pinturas murais do século XVII e a Pedra Fordwich, que terá “sido pensada para ser um santuário para as parte do corpo, ou relíquias, de um santo, talvez Santo Agostinho de Cantuária” (mais um pormenor: Fordwich é reconhecida pelo livro de records Guinness como a cidade mais pequena da Grã-Bretanha). E a Igreja de São Ciríaco e Santa Julita, na pequena aldeia de Swaffham Prior, em Cambridgeshire, com o seu “campanário octogonal do século XV de seis sinos” e um “elegante interior georgiano de fantástica acústica”.

Foto
Igreja de São Ciríaco e Santa Julita, em Swaffham Prior, Cambridgeshire DR/Churches Conservation Trust

O projecto, que “se continuar a ser popular pode ser expandido a mais locais em 2016”, inclui ainda a possibilidade de serem organizadas actividades como passeios pedestres, canoagem ou yoga.

A estadia custa 60 libras (81 euros) por pessoa, a noite, incluindo pequeno-almoço. Até dia 1 de Junho, as reservas têm desconto, custando 45 libras (61 euros).

Sugerir correcção
Comentar