Incêndio destruiu parte do antigo restaurante Shis, na Foz, Porto

Restaurante tinha sido destruído pelo mar em Janeiro de 2014. Reabriu como bar, mas uma parte, que não funcionava, foi agora afectada pelo fogo.

Fotogaleria
O incêndio afectou uma parte do bar que não estava em funcionamento Adriano Miranda
Fotogaleria
O incêndio afectou uma parte do bar que não estava em funcionamento Adriano Miranda

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, no antigo restaurante Shis, na praia do Ourigo, na Foz do Douro, no Porto, destruindo-o parcialmente. Não houve feridos, até porque a zona onde o fogo deflagrou não estava em funcionamento.

Ainda não completamente recuperada dos estragos produzidos no ano passado, em Janeiro, por uma forte maré que atingiu e praticamente destruiu a sua estrutura na praia do Ourigo, o Shis, agora X-Bar, foi praticamente destruído por um fogo que terá começado numa zona onde estava instalada uma cozinha, inactiva, e na qual seriam também armazenadas mesas e cadeiras, segundo o vereador da protecção civil da Câmara do Porto.

O Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) recebeu o alerta para o incêndio pelas 17h40 e 25 minutos depois o fogo era dado como “controlado”, disse ao PÚBLICO fonte da corporação. Mas os sete minutos que os bombeiros demoraram a chegar ao local foram suficientes para que nada se conseguisse salvar da cobertura do espaço. Os materiais inflamáveis e o vento forte, admitiu o vereador Manuel Sampaio Pimentel, terão ajudado ao desfecho. Já as causas, essas eram ainda desconhecidas e vão ser apuradas pela PSP e pela Polícia Judiciária.

Uma comerciante da zona disse ao PÚBLICO que se viram “muitas chamas” a sair do local do antigo restaurante, que reabriu com o nome de X Bar, depois de ter sido destruído pela onda gigante que varreu a frente marítima portuense no ano passado. Esta sexta-feira, a polícia montou um perímetro de segurança bastante alargado, fazendo lembrar, de alguma forma, as medidas tomadas em Janeiro de 2014 para limitar a circulação no local. Dezenas de transeuntes paravam no local, comentando.

Pelas 18h30 já não havia chamas, mas o fumo ainda era intenso, mantendo em alerta os 15 homens do BSB, auxiliados por cinco viaturas, que foram chamados para combater o incêndio. Toda a área atingida, voltada para o molhe, ficou inutilizada mas, aparentemente, a parte edificada já depois do desastre do ano passado, voltada para norte, não foi muito afectada pelo fogo. Resta saber se a água utilizada pelos sapadores não terá feito aí estragos.

Às 19h os bombeiros ainda se encontravam no local, a circulação na rua estava condicionada por vários agentes e viaturas e as autoridades aguardavam pela evolução dos acontecimentos, incluindo o vereador da Protecção Civil, o chefe de gabinete de Rui Moreira, Azeredo Lopes, e o Capitão do porto do Douro e Leixões.

Sugerir correcção
Comentar