Termómetros sobem quase dez graus e podem chegar aos 30

Previsões do IPMA apontam para calor de Verão na recta final de Março e arranque do mês de Abril

Foto
Zoran Milich/Reuters

As temperaturas máximas vão começar a subir a partir do fim-de-semana e na próxima quarta-feira, dia 1 de Abril, os termómetros vão chegar mesmo aos 30 graus Celsius, criando autênticos dias de Verão.

Previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que a partir deste sábado as máximas vão começar a subir uma média de dois graus.

Na região de Lisboa, o fim-de-semana arranca com temperaturas máximas de 20 a 23 graus, para chegarem aos 28º na terça-feira, aos 30º na quarta e recuarem ligeiramente até aos 29º na quinta-feira. O primeiro fim-de-semana de Abril será também marcado pelo calor e dá para arriscar uma primeira ida à praia.

A região de Setúbal será mais quente. O IPMA prevê que a partir de terça-feira as máximas disparem de 26º para os 30º, com os termómetros a chegar aos 31 na quarta e na quinta-feira.

Mais a norte, no Porto, as subidas de temperatura são mais tímidas, com os termómetros a rondar os 19 e 20º até segunda-feira. Nos dias que se seguem, há um aumento médio da temperatura em sete graus, e na quarta-feira a região do Porto vai sentir o calor provocado por 27 gaus de máxima. Temperaturas semelhantes são esperadas nos distritos de Aveiro, Braga, Leiria e Portalegre.

Na zona do Algarve, o IPMA prevê que as temperaturas mais altas da semana se verifiquem já no próximo fim-de-semana de 28 e 29 de Março. O distrito de Faro vai registar temperaturas entre os 25º e os 27º até o sábado seguinte, já em Abril.

No distrito de Beja, o mês de Março termina com temperaturas típicas de Verão, que se mantêm até 4 e 5 de Abril. Os termómetros alentejanos vão oscilar entre os 27 e os 30 graus de máxima durante toda a próxima semana. Na região de Évora e de Santarém, as temperaturas vão oscilar entre os 28 e os 30 graus. Em Castelo Branco, o calor também se fará sentir com 28 graus de média mais para o final da semana.

Sugerir correcção
Comentar