Ben Spencer ofereceu o título aos Saracens

Num jogo com final dramático, os londrinos coroaram-se pela primeira vez campeões da L=V Cup ao derrotarem os Exeter Chiefs, por 23-20.

Um embate entre o 2.º e o 3.º classificado da Premiership fazia antever um duelo equilibrado e emocionante e foi isso mesmo o que se passou no Franklin’s Gardens, em Northampton, na final da L=V Cup, competição anglo-galesa que envolve as 12 equipas do principal campeonato inglês e quatro províncias do País de Gales. Vice-lideres da Premiership e detentores do título, os Exeter Chiefs ainda conseguiram nos últimos 10 minutos recuperar de uma desvantagem de 14 pontos, mas uma penalidade de Ben Spencer em cima do apito final garantiu o triunfo aos Saracens (23-20).

A primeira parte não primou pelo espectáculo e foi apenas uma exibição de penalidades, com o resultado a fixar-se ao intervalo em 3-6, para os Exeter Chiefs, um marcador que reflectia bem o pouco que se tinha passado em campo.

Na segunda parte, os Saracens tomaram conta dos acontecimentos e, com dois ensaios do ponta esquerdo David Strettle nos primeiros 10 minutos, passaram para a frente do marcador. O primeiro ensaio resultou de uma boa leitura de jogo por parte do 11 dos Saracens - intercepção de bola e corrida até à linha de meta.

Foto

Poucos minutos depois, numa sequência de fases e rucks, uma simulação do “9” Ben Spencer, alimentou a bola para o lado direito, tendo-o no entanto feito para o lado esquerdo, através de um chip kick, onde encontrou o inevitável Strettle, que mais uma vez fez ensaio.

Aos 60’, Nick de Jager, flanqueador dos Saracens, ampliou a vantagem, ao marcar ensaio na sequência de uma mêlée e de várias fases montadas, que Spencer converteu (20-6). Apesar dos 14 pontos de desvantagem, os Chiefs não atiraram a toalha ao chão e nos últimos dez minutos, Max Bodilly, defesa de 20 anos, marcou dois ensaios, tendo o segundo sido o culminar de 21 fases de jogo montadas.

Com um empate a 20 pontos, a ameaça do prolongamento parecia real, mas no último pontapé, com Spencer “arrancou” três pontos, garantindo o título aos londrinos. Spencer, que demonstrou ter uma leitura de jogo muito atenta e foi determinante no sucesso de algumas jogadas, acabou a partida com oito pontos somados para os “Sarries”.

Sugerir correcção
Comentar