Resumos da 20.ª jornada: CDUP-Belenenses

Na última jornada da Fase Regular, os “azuis” derrotaram os portuenses, por 26-21, e garantiram o sexto lugar

Num duelo com um final impróprio para cardiacos - duas inversões de resultado no último minuto – o Belenenses garantiu a sexta posição na Divisão de Honra após bater em Guimarães o CDUP, por 26-21. A equipa do Porto esteve no comando do marcador durante a primeira hora da partida, mas após uma parte final emocionante, os “azuis” chegaram à vitória com um ensaio na “bola de jogo”.

Com três pontos de desvantagem em relação aos lisboetas, os portuenses estavam obrigados a vencer para garantirem o lugar no play-off e começaram muito melhor. A jogar a favor do vento, o CDUP dominou por completo na primeira parte e chegou a ter uma vantagem de 9-0, mas duas penalidades de Manuel Costa nos dois últimos minutos da primeira parte colocaram a vantagem dos “verdes” ao intervalo em apenas três pontos (9-3).

Na segunda parte, o CDUP voltou a entrar bem e, com um ensaio de Afonso Rodrigues, ganhou uma vantagem confortável (16-6). No entanto, o jogo mudaria a partir do minuto 62, quando a equipa do Porto ficou reduzida a 14 jogadores (exclusão temporária de Francisco Silva).

Foto

Em vantagem numérica, o Belenenses assumiu o controlo, marcou 10 pontos (um ensaio e uma penalidade) e restabeleceu a igualdade a 16 pontos, aos 72 minutos. Os “azuis” estavam melhor e Manuel Costa com “pé quente”: aos 75’, o abertura colocou a equipa de Belém a ganhar por 19-16.

Foto

Com pouco tempo para jogar e a necessitar de um ensaio, o CDUP apostou tudo na parte final e no último minuto, depois do treinador/jogador do Belenenses João Uva ver um cartão amarelo, os portuenses chegaram mesmo ao ensaio, que parecia dar-lhe o passaporte para o play-off (21-19).

Foto

Porém, havia ainda uma bola para jogar e o Belenenses ainda não tinha atirado a toalha ao chão. De forma dramática, os “azuis” souberem ser pacientes e aproveitando a experiencia de muitos dos seus jogadores, conseguiram na “bola de jogo”, com um ensaio em força de José Carracho, o emocionante apuramento para o play-off (21-26).

Acompanhe as últimas notícias da Divisão de Honra na página do Facebook da Review Sports.

Sugerir correcção
Comentar