Digressão reforça ligação beirã a Prades

As equipas de Sub-12, Sub-14 e Sub-16 do RC Lousã disputam nesta semana vários jogos no município francês localizado nos arredores de Perpignan

Foto
Joana Marques

Cinquenta atletas das camadas jovens do RC Lousã começaram nesta segunda-feira a disputar vários jogos em França, no âmbito de uma digressão de uma semana à vila francesa de Prades, nos arredores de Perpignan, localidade geminada com a Lousã.

Para além das equipas de sub-16, sub-14 e sub-12 dos beirões, a comitiva portuguesa inclui dirigentes e colaboradores da colectividade da Lousã, que venceu a fase Regular da I Divisão 100% vitoriosa, garantido um lugar nas meias-finais da competição, onde terá o privilégio de jogar no Estádio José Redondo.

A deslocação a Prades, município dos Pirinéus Orientais geminado há quase 25 anos com a Lousã, visa "reforçar a amizade e os laços desportivos" entre as duas localidades, disse à agência Lusa o presidente do clube, José Redondo. "Infelizmente, a geminação não tem sido muito dinamizada a nível empresarial e cultural", lamentou o fabricante do "Licor Beirão", que fundou o RC Lousã em 1973, após ter alinhado na Académica.

Foto
Joana Marques

A prática desportiva tem contribuído para manter e consolidar a aproximação entre Lousã e Prades, com a realização regular de visitas recíprocas e jogos de râguebi, envolvendo actualmente a Ecole de Rugby du Canigou, liderada por Michel Coll, desde que os lousanenses se deslocaram Prades pela primeira vez, nos anos 80.

Foto

"Neste intercâmbio com 32 anos, mais de 1500 atletas lousanenses de vários escalões já visitaram Prades", salientou José Redondo, indicando que "iniciativas pontuais" no campo cultural, educativo e económico foram também realizadas ao abrigo da geminação.

Além de treinos e jogos, o programa inclui visitas a Andorra e a diversos locais com interesse turístico e cultural da região de Prades, devendo a comitiva da Lousã, com um total de 62 pessoas, regressar no sábado a Portugal.

Sugerir correcção
Comentar