App para criar "arquivo de sabedoria da humanidade" vence prémio da TED

TEDConference premiou projecto da organização StoryCorps que quer criar plataforma mundial de entrevistas disponíveis agora e no futuro

Foto
Conversa feita numas das cabines portáteis do projecto Storycorps.com

Dave Isay criou a StoryCorps em 2003 com o objectivo de divulgar conversas gravadas por milhares de pessoas sobre as suas ou a vidas de outros. As entrevistas foram sendo partilhadas através da rádio NPR, mas para Isay isso não chegava. As conversas deveriam chegar a mais pessoas e decidiu criar uma aplicação móvel para que qualquer um faça e partilhe a sua entrevista. É nesta aplicação que Isay quer investir o prémio de um milhão de dólares que recebeu na mais recente edição da TEDConference, conferência sobre tecnologia, entretenimento e design, que decorreu em Vancouver, Canadá.

Durante mais de uma década, as entrevistas foram gravadas em cabines montadas em contentores, carrinhas ou atrelados nos Estados Unidos, com o apoio de técnicos da organização sem fins lucrativos. Mais de 65 mil foram feitas desta forma. A primeira cabine foi montada na Grand Central Station, uma das mais importantes estações de metro de Nova Iorque.

Com a aplicação móvel (app) a gravação pode ser feita em qualquer lugar, sendo apenas pedido que não exista ruído de fundo para garantir o melhor som possível. A app está disponível para Android e iOS, para já só em inglês, e é gratuita.

Foto
Dave Isay na TEDConference Storycorps.com

O projecto foi distinguido pela TEDConference 2015, que decorreu até sexta-feira, pela sua ambição em querer criar “um arquivo de sabedoria da humanidade”. Ao receber o prémio, no valor de um milhão de dólares, Dave Isay disse ter um desejo. “Que nos ajudem a usar tudo o que aprendemos através da StoryCorps e a levá-lo ao mundo para que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa facilmente gravar uma entrevista importante com outro ser humano, que depois será arquivada para a história”, disse o antigo jornalista de rádio no palco da conferência.

Foto
Um dos atrelados usados pela organização para gravar as entrevistas Storycorps.com

Entre as entrevistas que foram sendo gravadas, Isay recordou na TEDConference as conversas entre uma mãe e o filho, que sofre do síndrome de Asperger. “Tornei-me no filho que querias ter?”, pergunta ele. “Excedeste as minhas expectativas. Tornaste-me mais criativa como mãe e como pessoa”, respondeu ela. Há ainda a dura e impressionante conversa entre uma mulher e o rapaz que matou o seu filho. Ela diz que não vai poder ver o filho terminar os estudos mas que vai estar presente no dia em que o homicida do filho concluir os dele. “Ainda acreditas em mim apesar de todo o sofrimento que te causei. É incrível”, diz o rapaz de volta.

Segundo Isay, a StoryCorps tornou-se na "maior colecção de vozes humanas alguma vez reunida". E é por isso que a organização lança agora a app, ainda numa versão beta, onde vai ser aplicado o valor do prémio ganho esta semana.

A app tem um microfone, ajuda o utilizador a preparar as questões para a entrevista, dá dicas para que tudo decorra sem falhas a nível técnico, e é através dela que se faz o upload da conversa e se a partilha no site da StoryCorps, que disponibiliza por sua vez, ferramentas de edição de som, por exemplo. Todas as entrevistas descarregadas para o site podem ser partilhadas e durante o primeiro ano de funcionamento da app vão ficar arquivadas no American Folklife Center, na Biblioteca do Congresso norte-americano.

Sugerir correcção
Comentar