Amorim confirma que Gomes da Silva será o próximo presidente da Galp

Gestor substitui Ferreira de Oliveira, que estava há nove anos no cargo.

Foto
Américo Amorim é o maior accionista da Galp PÚBLICO/Arquivo

Num comunicado emitido através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Américo Amorim, presidente do conselho de administração da Galp, confirmou neste domingo que irá propor o nome de Carlos Gomes da Silva para ser o novo líder da petrolífera.

“Uma vez sufragada a proposta apresentada [na assembleia geral agendada para 16 de Abril], pretendo propor que a liderança da equipa executiva caiba ao Eng.º Carlos Gomes da Silva”, refere a nota, acrescentando que se trata de um “profissional com profundo conhecimento da empresa e dos seus negócios, com capacidade e experiência que asseguram a qualidade de gestão e o compromisso com a continuidade da estratégia e as prioridades da Galp Energia”.

Esta confirmação surge depois de o actual presidente da petrolífera, Manuel Ferreira de Oliveira, ter anunciado na sexta-feira que, após nove anos no cargo, não irá “integrar as listas para qualquer órgão social da Galp Energia na próxima assembleia geral da sociedade”, como referia em comunicado. Também Luís Palha da Silva anunciou que irá deixar o cargo de vice-presidente.

Com este anúncio, a entrada em cena de Gomes da Silva tornou-se muito provável, tendo sido confirmada agora por Américo Amorim, maior accionista da empresa. No comunicado emitido através da CMVM, o empresário faz referência ao facto de, a 16 de Abril, os accionistas da Galp se reunirem para “eleger os órgãos sociais que durante os próximos quatro anos conduzirão a empresa num período de crescimento ímpar dos seus negócios, com especial enfoque nas actividades de exploração e produção petrolífera”.

Para Amorim, a proposta para a composição do conselho de administração, que carece ainda do aval dos accionistas, “integra um conjunto de profissionais com significativa experiência de gestão, adequada multidisciplinariedade e profundo conhecimento do sector e da empresa”.

A proposta, conhecida na sexta-feira, contém três novos nomes: Francisco Teixeira Rego, administrador da Amorim Holding II, Tiago Câmara Pestana, que desde 1999 tem estado à frente da cadeia de supermercados Dia, e Pedro Oliveira Ricardo, responsável pelas áreas de aprovisionamento e trading de Gas & Power da Galp. A maioria dos nomes mantém-se, como é o caso de Paula Amorim, filha de Américo Amorim.

O empresário aproveita ainda para sublinhar que continuará “a assegurar o acompanhamento da estratégia orientada por uma gestão sã, prudente e geradora de valor” e, por isso, diz que “é com redobrada confiança” que encara “os desafios da Galp Energias nas suas actividades regionais e internacionais, desenvolvidas por uma nova liderança e uma equipa executiva renovada”.

Carlos Gomes Silva, que estava encarregue das operações do grupo, chegou à comissão executiva da Galp em Maio de 2008, sendo responsável pelo segmento de Gas & Power. É também membro do conselho de administração da Amorim Investimentos Energéticos e da Amorim Energia, através da qual Américo Amorim domina a Galp e que tem igualmente como accionistas a angolana Sonangol e Isabel dos Santos, empresária filha do presidente de Angola.

Licenciado em engenharia electrotécnica e de computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com um Master in Business Administration pelo Instituto Empresarial Portuense e pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas de Barcelona, o gestor passou pela Unicer (tal como Ferreira de Oliveira), como membro do conselho de administração da cervejeira nortenha.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários