Manuel Ferreira de Oliveira deixa presidência da Galp Energia

Gestor estava há nove anos no cargo.

Foto
Ferreira de Oliveira foi presidente da Petrogal entre 1995 e 2000 Paulo Ricca

Manuel Ferreira de Oliveira vai deixar de ser o presidente da comissão executiva da Galp Energia, segundo informou a empresa. O gestor, que já tinha sido eleito para liderar a Petrogal (como era designada a Galp), tinha voltado há nove anos a liderar a empresa energética, pela mão de Américo Amorim, deixando a presidência da Unicer (cargo assumido na altura pelo actual ministro da Economia, António Pires de Lima).

Além de Ferreira de Oliveira, também Luís Palha da Silva, ex-administrador financeiro e ex-presidente executivo da Jerónimo Martins, vai abandonar o cargo de administrador executivo da empresa controlada pela Amorim Energia (e que, além de Américo Amorim, tem como accionistas a angolana Sonangol e Isabel dos Santos). Palha da Silva era o administrador responsável pelas áreas da distribuição e refinação e era também um dos nomes apontados como possível sucessor de Ferreira de Oliveira. O outro era Carlos Gomes da Silva, actual chief operations officer (COO) da Galp, que surge assim como a escolha mais provável.

“O Senhor Eng.º Manuel Ferreira De Oliveira, Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da Galp Energia, e o Senhor Dr. Luís Palha da Silva, Vice-Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Galp Energia, informaram o Conselho de Administração, na sua reunião de hoje, que (…) não pretendiam integrar as listas para qualquer Órgão Social da Galp Energia na próxima assembleia geral da sociedade”, revelou a Galp em comunicado.

Os dois gestores ficarão assim de fora da lista que será apresentada aos accionistas na assembleia geral de 16 de Abril.  Na lista para o conselho de administração para o próximo mandato que terminará em Dezembro de 2018, e de onde emanará a nova comissão executiva, surgem três novos nomes: Francisco Vahia de Castro Teixeira Rego, que é administrador da Amorim Holding II e de outras empresas do grupo Américo Amorim; Tiago Câmara Pestana, que desde 1999 tem estado à frente da cadeia de supermercados DIA, e Pedro Carmona de Oliveira Ricardo, que desde 2006 é o responsável pelo Aprovisionamento e Trading de Gas & Power na Galp Energia, onde nos últimos anos se tem dedicado à internacionalização dessas actividades, que representam agora mais de 50% do negócio do gás da Galp Energia”, refere a nota biográfica divulgada pela Galp.

O negócio internacional do gás é uma das áreas do grupo que promete estar em destaque nos próximos meses, tendo em conta que o Governo estendeu a contribuição extraordinária sobre o sector energético (CESE) aos contratos de gás natural da Galp e prevê arrecadar com esta contribuição uma receita de 50 milhões de euros por ano, até 2017. A primeira liquidação da taxa deverá ocorrer até 30 de Maio, mas a Galp já anunciou que irá contestá-la em tribunal.

Os restantes administradores executivos da Galp – Filipe Crisóstomo Silva, Carlos Gomes da Silva, Thore Kristiansen, Carlos Costa Pina e José Carlos da Silva Costa – mantêm-se na lista para mais um mandato na empresa. Saem no entanto os administradores não executivos Luís Campos e Cunha e Fernando Gomes.

“Manuel Ferreira De Oliveira colaborou com a sociedade ao longo de cerca de 14 anos, primeiro como Presidente Executivo da Petrogal, S.A., tendo, numa segunda fase, sido eleito para liderar a Comissão Executiva da Galp Energia há cerca de nove anos”, adiantou o comunicado da petrolífera controlada por Américo Amorim.

“O longo período de colaboração e as transformações operadas no Grupo Galp Energia sob a sua liderança são merecedores de uma pública manifestação de apreço e reconhecimento pela empresa”, acrescenta a nota, adiantando que “Luís Palha da Silva exerceu funções como administrador executivo no último mandato de forma competente e dedicada, o que merece o agradecimento da empresa".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários