Yahoo fecha na China e 350 pessoas arriscam despedimento

Empresa fecha centro de investigação e desenvolvimento em Pequim.

Foto
Frederic J. BROWN/AFP

O Yahoo vai encerrar o seu centro de investigação e desenvolvimento em Pequim, as únicas instalações físicas da empresa na China, numa estratégia de redução de custos. O fim da sua presença no país pode levar ao despedimento de 350 trabalhadores.

Os 350 trabalhadores da unidade de investigação, na sua maioria engenheiros e cientistas, foram informados pela empresa na quarta-feira que o centro iria encerrar. Segundo o South China Mourning Post (SCMP), o processo de lay-off vai começar no final deste mês de Março. No final do ano passado, o Yahoo tinha perto de 12.500 trabalhadores em todo o mundo.

“Estamos constantemente a fazer mudanças para alinhar recursos e para promover uma melhor colaboração e inovação em todo o nosso negócio", disse o Yahoo num comunicado revelado nesta quinta-feira. Na mesma nota, a empresa explica que irá “consolidar algumas funções em menos escritórios, incluindo nas instalações-sede em Sunnyvale”, na Califórnia.

À semelhança de outras empresas, o Yahoo está a tentar reduzir os custos com a manutenção de instalações e pagamentos a trabalhadores a funcionar em vários países.

Em Fevereiro, a empresa liderada por Marissa Mayer reduziu em 1% a sua força laboral, perto de 125 pessoas, incluindo membros da sua equipa no Canadá. Mayer decidiu ainda encerrar as suas instalações em Amã, na Jordânia, e tem vindo a reduzir nos últimos meses o número de trabalhadores em Bangalore, na Índia, onde pelo menos 400 pessoas já foram dispensadas.

Sugerir correcção
Comentar