Conservadora Ana Martelo Pagará nomeada directora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Fátima Martelo Pagará era técnica superior de História no Arquivo Municipal de Mafra.

Foto
Mosteiro de Alcobaça Nuno Ferreira Santos

A conservadora Ana Fátima Martelo Pagará foi nomeada directora do Mosteiro de Alcobaça, na sequência de um concurso público, anunciou esta quinta-feira a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

De acordo com um comunicado divulgado pela DGPC, “cumpridos todos os formalismos legais e concluídos os processos de selecção, o júri propôs que a nomeação recaísse na candidata Ana Fátima Martelo Pagará”.

Ana Martelo Pagará irá substituir Jorge Pereira de Sampaio, que dirigia o Mosteiro de Alcobaça desde Agosto de 2010.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, no distrito de Leiria, foi erguido no século XII pelos monges de Cister, encontrando-se neles diferentes estilos, desde o gótico original, ao maneirismo, passando pelo barroco, está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional desde 1910.

A DGCP acrescenta, no comunicado, que a escolha recaiu em Ana Martelo Pagará “por reunir todas as condições legalmente exigidas, por inequivocamente ter demonstrado ser detentora de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional relevante na área do cargo em apreço, bem como, de formação académica adequada”.

A nomeação é feita em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, com efeitos a partir de 23 de Março deste ano.

Nascida em 1971, em Lisboa, Ana Fátima Martelo Pagará era desde Maio de 2010 técnica superior de História no Arquivo Municipal de Mafra.

Licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1993), é mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora (1999).

Doutoranda no ramo de Conservação do Património Arquitectónico na mesma universidade (1999/ 2005), com a tese Avaliação Tipológica da Arquitectura dos Cistercienses em Portugal.

Frequentou vários cursos nas áreas da História, da História da Arte e da Conservação do Património, em Portugal e em Espanha, e na área da administração pública.

Entre Novembro de 2007 e Maio de 2010, desempenhou as funções de chefe de Divisão da Promoção e Dinamização Cultural na Direcção Regional de Cultura do Alentejo, tendo sido responsável pela execução formal do Programa para a Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo.

De Maio de 2002 a Novembro de 2007, exerceu as funções de técnico superior de História na Câmara Municipal de Mafra, sendo responsável técnico-científica pelo Gabinete do Património Histórico Arquitectónico e Artístico, pelas Galerias de Arte Municipais e pela Oficina Municipal de Artes Soares Branco.

Neste contexto, realizou o inventário do património imóvel de Mafra, a reestruturação do serviço de Galerias Municipais e da Oficina Municipal de Artes e a criação dos projectos de Arte Contemporânea e da Bienal de Artes de Mafra, tendo organizado mais de centena e meia de exposições.

Entre 1999 e 2001, exerceu funções de técnico superior de História no Gabinete Técnico Local da Câmara Municipal de Portel.

Colaborou com a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais na realização do Inventário do Património Arquitectónico do Distrito de Évora (1999/2001).

É autora de 40 títulos publicados, entre livros, atas de encontros científicos ou catálogos e artigos em publicações diversas nas áreas da História, História da Arte e do Património Cultural.

É sócia fundadora da SPPC - Sociedade para a Preservação do Património Construído, tendo sido membro da Direcção nos biénios 1995/97 e 1997/99.

 

 

Sugerir correcção
Comentar