Conselho de redacção da RTP aprova Paulo Dentinho para director

Órgão destaca a “importância de ter sido privilegiada uma solução interna” para ocupar o cargo de director de Informação da televisão.

Foto

Foi com elogios ao trabalho enquanto repórter e responsável editorial, assim como à escolha de uma solução interna que o conselho de redacção da televisão deu esta quarta-feira parecer favorável à nomeação de Paulo Dentinho para director de Informação da RTP.

De acordo com o parecer daquele órgão, que foi distribuído à redacção e a que o PÚBLICO teve acesso, os membros eleitos do CR emitiram parecer favorável à escolha do até aqui correspondente da RTP em Paris para liderar a informação da televisão pública nos canais nacionais e internacionais.

O CR realça a “importância de ter sido privilegiada uma solução interna para um cargo de elevada responsabilidade”, considerando que essa escolha “valoriza de forma inequívoca o trabalho quotidiano da redacção”.

Por unanimidade, os membros do conselho de redacção consideram que Paulo Dentinho tem um currículo profissional “exemplar, quer nas tarefas de repórter, quer em funções de chefia”. Estão, por isso, dizem, “asseguradas todas as condições para a prossecução da defesa intransigente dos valores do jornalismo de serviço público plural, isento e rigoroso”. O jornalista era correspondente da RTP em Paris desde 2006 e chegou a ocupar o mesmo cargo em Timor-Leste em 2002 e 2003. Há duas semana entrevistou o presidente sírio, Bashar al-Assad, no palácio presidencial em Damasco.

Sobre o pedido de destituição de José Manuel Portugal, o CR destaca somente a “salutar relação de cooperação mantida com o jornalista José Manuel Portugal e restante direcção de Informação ao longo do mandato que agora termina”. José Manuel Portugal foi ouvido esta quarta-feira à tarde pelo conselho regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, assim como a nova administração.

Entretanto, o conselho de redacção da rádio apresentou na ERC e no Sindicato dos Jornalistas uma queixa contra o conselho de administração alegando que a equipa liderada por Gonçalo Reis não cumpriu as normas legais para o processo de exoneração e nomeação do director de Informação. Diz o CR que a administração não fez o pedido de forma prévia nem forneceu os critérios e as razões para a substituição do director.

A administração comunicou na passada semana a Fausto Coutinho que não contava com a sua colaboração como director de Informação da rádio e convidou para o seu lugar o ex-jornalista da TSF João Paulo Baltazar.

Sugerir correcção
Comentar