Chiefs acabam com a invencibilidade dos Stormers

Os campeões Waratahs sofreram a segunda derrota em quatro jogos, os Brumbies são os novos líderes do Super Rugby

Foto
DR

De regresso à competição após uma semana de folga, os Crusaders conseguiram na 5.ª jornada do Super Rugby um triunfo fácil frente aos Lions, enquanto os Reds ficarem a zero perante os Brumbies, os novos líderes da prova que aproveitaram a derrota caseira dos Stormers contra os Chiefs. Os Blues continuam a somar por derrotas as partidas disputadas.

Hurricanes-Blues (30-23)

Num jogo com seis ensaios (4-2), os Hurricanes conseguiram a sua quarta vitória, mas tiveram imenso trabalho. Na estreia em casa, a formação de Wellington mostrou que as três vitórias "on tour" não foram fruto de uma mera circunstância e Chris Boyd parece ser o treinador certo para elevar as aspirações dos Hurricanes. Julien Savea, com mais uma boa exibição - dois ensaios -, foi determinante para o resultado final. Os Blues, que tiveram coragem e determinação, ofereceram uma boa réplica que foi, no entanto, insuficiente para evitar o desaire. A equipa de Auckland soma assim a sua quinta derrota, o que está a criar muitos problemas ao seu treinador, John Kirwan.

Foto

Force-Rebels (17-21)

Os Rebels tiveram uma primeira parte irrepreensível onde conseguiram os seus dois ensaios por Mike Harris e Dom Shipperley. Na segunda parte, a Force recuperou a face e também marcou dois ensaios, mas os 16 pontos de Mike Harris fizeram pender definitivamente a balança a favor dos Rebels, que alcançaram a segunda vitória nesta época.

Crusaders-Lions (34-6)

O domínio foi total dos Crusaders durante todo o jogo, embora os Lions ainda tenham demonstrado bons apontamentos na defesa e valorosos esforços, que ficaram traduzidos apenas em duas penalidades convertidas por Elton Jantjes. De referir as dificuldades dos sul-africanos na mêlée, mas os pilares estiveram muito bem no jogo aberto. Os Crusaders surgiram neste embate com nomes de peso, que fizeram a diferença. Kieran Read e Sam Whitelock foram decisivos nas fases estáticas, nomeadamente nas mêlées e mauls dinâmicos, que deram origem a dois dos quatro ensaios neozelandeses. Ao intervalo, o resultado de 13-3 ainda dava alguma esperança aos Lions, mas os três ensaios dos homens de vermelho - Dan Carter, jogando a primeiro-centro, marcou 14 pontos - fecharam a porta a qualquer discussão.

Highlanders-Waratahs (26-19)

Apesar de o resultado estar em 0-12 ao fim de 20 minutos, os Waratahs não conseguiram resistir a um jogo tanto físico como técnico dos Highlanders. O domínio dos neozelandeses estabeleceu-se após esses 20 minutos iniciais (marcaram quatro ensaios) e apenas foi abalado com o ensaio já tardio dos pupilos de Michael Cheika. Apesar de ainda não ser muito preocupante, os defensores do título terão de encontrar-se rapidamente, de modo a não perderem o comboio dos candidatos.

Reds-Brumbies (0-29)

Apesar dos problemas que já se conhecem nos Reds em termos de lesões, estes apresentaram-se em campo com boa atitude, que se revelou claramente insuficiente. Se no embate na primeira ronda sofreram 47 pontos e ainda conseguiram marcar três, nesta ronda, ficaram a zero e encaixaram cinco ensaios de uns Brumbies cada vez mais confiantes e determinados. Os toques de meta chegaram por intermédio de Stephen Moore, Ben Alexander, Ita Vaea e Christian Lealiifano.

Stormers-Chiefs (19-28)

As elevadas expectativas para este jogo não saíram goradas. Com a estreia absoluta no Super Rugby de Michael Leitch (número 8) e com Tim Nanai-Williams a formar dupla com Sonny Bill Williams, desta feita foram os pontas James Lowe e Bryce Heem a darem nas vistas. Aaron Cruden (18 pontos) esteve igualmente em destaque nos Chiefs, enquanto pelos Stormers os centros Damian de Allende e Juan de Jongh e o ponta direito Kobus van Wyk foram os mais influentes. Apesar de uma penalidade cedida aos 5’, os Stormers foram dominantes durante toda a primeira parte, exercendo muita pressão através dos seus avançados. Um ensaio para cada lado no primeiro tempo (Van Wyk e Cruden), deixavam os Stormers com uma ligeira vantagem de 16-13 ao intervalo. A formação de Hamilton reergueu-se no segundo tempo e assistiu-se a jogadas de continuidade e apoio com um manuseamento de bola das linhas atrasadas, sendo que Lowe e Sam Cane dilataram a vantagem para os Chiefs. Apesar da derrota, os Stormers confirmaram que pode intrometer-se na luta pelos primeiros lugares.

Cheetahs-Sharks (10-27)

Os Sharks respiraram de alívio com a sua segunda vitória da época, após dominarem os Cheetahs durante todo o jogo – já tinham marcado três ensaios à meia hora – e chegaram ao intervalo com um confortável 22-3. A equipa de Durban, apesar de ter apenas 34% de posse e território, foi muito pragmática e eficaz, tendo recorrido bem ao jogo ao pé. Do lado dos Cheetahs, merece destaque a bela exibição de Henrich Brussow, que apesar de ter começado no banco, mostrou claramente após entrar em campo que merece ser o dono da camisola “6”.

Sugerir correcção
Comentar