Orquestra Gulbenkian integra produção de ópera em Paris

A orquestra integrará a produção da ópera Le Pré Aux Clercs, de Ferdinand Hérold, que será apresentada na Opéra Comique entre 23 de Março e 2 de Abril.

Foto
O elenco em ensaio na Opéra Comique em Paris DR

A Orquestra Gulbenkian chega esta segunda-feira a Paris, cidade em que participará na produção de Le Pré Aux Clercs, ópera de Ferdinand Hérold estreada na capital francesa em 1833. Paul McCreesh, maestro da Orquestra, dirigirá e a encenação será de Éric Ruf, director da Comédie Française. Le Pré Aux Clercs será apresentada em seis datas na Opéra Comique, a cumprir entre 23 de Março e 2 de Abril. Dia 8 de Abril poderemos vê-la, em sessão única, no Grande Auditório da Gulbenkian em Lisboa.

Em comunicado enviado à imprensa Paul McCreesh descreve Le Pré Aux Clercs como uma ópera “de grande importância na história da arte lírica francesa”. Apesar de não sobreviver hoje como uma referência, contava mil representações quarenta anos após a estreia e manteve-se como “uma das óperas mais célebres ao longo de 120 anos”.

A ópera é inspirada em Chronique du Temps de Charles IX (1829), de Prosper Mérimée, escritor, historiador e arqueólogo que foi autor do conto Carmen que serviria de base para a célebre ópera de Bizet. Mérimée pôde ver a Le Pré Aux Clercs em palco. A mesma sorte não teve o seu autor, Ferdinand Hérold, que morreria de tuberculose um mês antes da estreia.

O elenco de cantores, que virá também à apresentação lisboeta, é formado por Marie Lenormand, Marie-Eve Munger, Jael Azzaretti, Michael Spyres, Emiliano Gonzalez Toro, Eric Huchet e Christian Helmes.

Sugerir correcção
Comentar