Grupo Central dos Açores com previsão de chuva forte

Foto
Os Açores podem vir a ser o primeiro geoparque do mundo na condição de arquipélago Daniel Rocha

O grupo central dos Açores vai estar sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a partir das 21h deste sábado devido à chuva, à semelhança do que já acontece com o grupo Ocidental.

Entre as 14h e as 18h deste sábado, o grupo Ocidental (Flores e Corvo) está com aviso amarelo, o terceiro menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de precipitação pontualmente forte.

A mesma razão levou o IPMA a colocar sob aviso amarelo o grupo Central (Faial, Pico, Graciosa, S. Jorge e Terceira) entre as 21h deste sábado e as 18h de domingo.

Em comunicado, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recordou que o eventual impacto dos efeitos da chuva pode ser minimizado através da adopção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda a observação e divulgação das principais medidas de auto-proteção para estas situações.

Entre as medidas recomendadas pela proteção civil está "a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento".

A proteção civil pede ainda que sejam mantidos "limpos os sistemas de drenagem" e que sejam consolidados "telhados, portas e janelas".

 

Sugerir correcção
Comentar