Michael Rother, dos Neu!, vai reviver o passado no Milhões de Festa

Na próxima edição do Milhões de Festa, entre 23 e 26 de Julho, apresentará o concerto Michael Rother plays Neu!, Harmonia & solo works. Que é como quem diz que levará boa parte da sua história pessoal para palco,

Foto
Apresentará o concerto Michael Rother plays Neu!, Harmonia & solo works: boa parte da sua história pessoal estará em palco

Michael Rother é milhões de influente – como agora se diz. Basta não enfiar a cabeça completamente na areia para identificar o inesgotável lastro deixado pela música dos Neu! (enquanto pais biológicos do kraut rock) um pouco por toda a criação sonora contemporânea.

Ora como um dos dois dissidentes dos Kraftwerk que puseram em marcha essa cavalgada de fusão entre a música electrónica e o rock (o outro era Klaus Dinger), Rother anda por aí a colher os louros de tão extraordinária criação, lembrando aos distraídos de onde veio tanta da música que hoje ouvimos como nova. Só nos últimos anos, imagine-se, foi avistado em palco com gente dos Red Hot Chili Peppers, Mars Volta e Sonic Youth, um espectro estilístico suficientemente largo para que se perceba da influência desmedida de que estamos a falar. E vez mostrá-la em Barcelos.

Na próxima edição do Milhões de Festa, a decorrer entre 23 e 26 de Julho, o músico apresentará o concerto Michael Rother plays Neu!, Harmonia & solo works. Que é como quem diz que levará boa parte da sua história pessoal para palco, juntando ao reportório dos Neu! temas dos Harmonia, superbanda kraut que incluía ainda Hans-Joachim Roedelius e Dieter Möbius, dos Cluster (tendo passado ainda pelas suas fileiras Brian Eno), e umas quantas aventuras a solo. Rother esteve também quase a participar fisicamente na obra-prima de David Bowie, Heroes, mas ficou de fora a dar a sua bênção devido a uma alegada falha do management de Bowie.

Dado o peso histórico de Michael Rother, é garantido que a sua passagem pelo Milhões de Festa será um dos grandes atractivos da edição de 2015. Mas há mais a anunciar de imediato em primeira mão pelo Ípsilon: também os Cave Story, gente das Caldas da Rainha entalada entre o pós-punk e o amor declarado pelas canções de Jonathan Richman, líder dos Modern Lovers, garantem a sua presença, assim como os Live Low, nova vida do músico portuense Pedro Augusto. Depois de enterrado o seu projecto Ghuna-X, Augusto inventou uma nova formação para abordar o palco a partir de estilhaços de dub e de uma música electrónica sufocante, cujo primeiro registo homónimo, editado em cassete pela Tesla Tapes, foi lançado já em 2015.

O Milhões promete mais novidades para breve, estando os bilhetes para o festival da Lovers & Lollypops à venda por 49,99€ até 11 de Maio – a partir daí vão aumentando até chegar aos 70€ finais.

Sugerir correcção
Comentar