No primeiro jogo da qualificação para o Mundial 2018 houve vitória de Timor-Leste

Milhares de timorenses assistiram ao triunfo da sua selecção sobre a Mongólia.

Foto
Timor-Leste entrou a vencer no apuramento para o Mundial 2018 Miguel Madeira

O Estádio Municipal de Dilí foi demasiado pequeno para acolher os milhares de timorenses que quiseram assistir ao primeiro jogo da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol de 2018, a disputar na Rússia. Com as duas bancadas cheias e milhares em pé, agarrados à vedação que rodeia o recinto ou pendurados nas quatro torres de iluminação, os timorenses viram a sua selecção derrotar a congénere de Mongólia por 4-1.

À semelhança do que tem acontecido nos jogos de abertura para os anteriores mundiais, a selecção anfitriã do primeiro encontro abriu a vencer, com dois golos nos primeiros 10 minutos de Chiquito, que acabou por ser substituído aos 67’ por Jairo Neto, que marcou o quarto golo.

Vários membros do Governo acompanharam o encontro, incluindo o ministro de Estado e Coordenador dos Assuntos Sociais e Ministro da Educação, Fernando La Sama de Araújo, e o ministro do Turismo, Artes e Cultura, Francisco Kalbuady Lay, que é também presidente da Federação de Futebol de Timor-Leste.

A vitória de Timor-Leste, que foi sempre a equipa que mais atacou, pressionando constantemente a baliza de Ariumbold, só se ampliaria já na fase final do encontro, com dois golos nos últimos minutos, primeiro de Rodrigo, aos 89’, e depois de Jairo Neto, aos 90’.

O golo de honra da selecção da Mongólia foi marcado já no segundo minuto dos descontos pelo capitão da equipa Bayasgalangiin Garidmagnai.

Tanto Timor-Leste como a Mongólia estão entre as equipas nacionais menos experientes do planeta. As duas selecções totalizavam, até esta quinta-feira, apenas 65 encontros, com a Mongólia a ser a mais experiente, com 28 encontros internacionais, contra os 27 disputados por Timor-Leste, que é também a mais jovem selecção da FIFA. Dos 27 encontros disputados pela selecção timorense, 24 foram derrotas, duas vitórias e um empate.

As estreias internacionais de Timor-Leste foram na ronda preliminar da Asia Cup, em Março de 2003, quando perderam 3-2 com o Sri Lanka e 3-0 com Taiwan. A primeira vitória surgiu apenas em 2012, com o 5-1 sobre o Camboja.

Treinada pelo português José Luis entre 2004 e 2006 e, desde aí por sete treinadores diferentes - três timorenses e quatro brasileiros - a selecção timorense é desde o início deste ano treinada pelo brasileiro Fabio Joaquim Maciel da Silva.

O jogo da segunda mão está marcado para 17 de Março, em Ulan Bator.

Sugerir correcção
Comentar