O trailer do primeiro documentário autorizado sobre Kurt Cobain já está online

Kurt Cobain: Montage of Heck estreia dentro de semanas.

Foto

Os públicos do festivais de Sundance e de Berlim já o viram e faltam menos de dois meses para a sua estreia – até lá, já há trailer para o documentário Kurt Cobain: Montage of Heck, o primeiro filme biográfico autorizado sobre o vocalista dos Nirvana e ícone rock dos anos 1990.

São dois minutos e meio para 132 minutos de filme, realizado por Brett Morgen e que tem como produtora executiva a filha do músico, Frances Bean Cobain. Um bebé loiro a soprar uma vela no seu segundo aniversário, uma voz infantil que se anuncia “sou Kurt Cobain”, uma voz grave que testa um microfone e um adulto de cabelos vermelhos que foge e brinca com a câmara. E com a sua filha bebé, Frances Bean.

Com estreia agendada nos EUA no canal de televisão por subscrição HBO a 4 de Maio e distribuição comercial nos cinemas (ainda sem qualquer data para Portugal, mas com estreia no Reino Unido a 10 de Abril, por exemplo), Montage of Heck originou ainda um livro e na sua banda-sonora haverá um inédito acústico de Cobain com a duração de 12 minutos.

Montage of Heck junta animação (de Stefan Nadelman e Hisko Hulsing) e acção real – o realizador chegou, há dois anos, a comparar a sua ambição de juntar esses elementos com The Wall, dos Pink Floyd – e excertos das muitas horas de vídeos caseiros e algumas reencenações de momentos da vida do autor de All Apologies, Lithium ou Heart-Shaped Box.

O filme estreou-se em Janeiro no Festival de Sundance e obteve reacções sobretudo entusiásticas – “o mais íntimo documentário de rock de sempre”, escreveu a Rolling Stone – mas também menos crentes no sucesso global de Montage of Heck – “demasiado repetitivo para todos à excepção dos maiores fãs, a HBO e a Universal vão ter de fazer muito marketing para tornar isto num sucesso mais alargado”, avisava a Hollywood Reporter. Em pleno revivalismo dos anos 1990 e do grunge, o documentário de Morgen (também autor de Crossfire Hurricane, o documentário de 2012 sobre os Rolling Stones) devolve aos fãs entrevistas com Krist Novoselic, baixista dos Nirvana, com familiares, e muitas das suas músicas.

Mas também promete oferecer “a experiência de Kurt Cobain como nunca antes” foi conseguida, num retrato “inteiramente autorizado” do ícone geracional que se suicidou em sua casa em Seattle em 1994, como se lia na sinopse do filme em Sundance. Essa autorização, que escapou a outros títulos dedicados ao vocalista e guitarrista como Kurt & Courtney ou Kurt Cobain About a Son, permitiu ao realizador ter acesso a “mais de 200 horas de música e áudio inéditos, uma quantidade vasta de projectos artísticos (pinturas a óleo, escultura), inúmeras horas de vídeos caseiros e mais de quatro mil páginas de escritos”, como explicou o próprio Morgen, que ajudaram a compor este perfil documental.

O projecto começou quando a viúva de Cobain, a música Courtney Love, abordou Morgen com a ideia do documentário. O título é o mesmo de uma gravação feita por Cobain em 1988. 

Sugerir correcção
Comentar