Porto vai ter um Mercado de Arte mensal nas ruas da Sé

Há muito que cidades como Paris, Londres, Barcelona ou Amesterdão recebem mercados de arte, mas é a primeira vez que este tipo de comércio e apresentação de obras se realiza em Portugal

Foto

O Porto irá receber um Mercado de Arte pela primeira vez. Artistas das mais variadas áreas poderão expor as suas obras e talentos fora dos parâmetros normais da divulgação artística. Há muito que cidades como Paris, Londres, Barcelona ou Amesterdão possuem mercados de arte, mas é a primeira vez que este tipo de comércio e apresentação de obras se realiza em Portugal. A estreia acontece no Porto, no dia 28 de Março.

As peças do Mercado de Arte, que quer trazer a arte ao povo e o povo à arte, terão preços adequados a diversas carteiras, e deverão variar entre os 2,50 e os 200 euros. Se, por um lado, contará com trabalhos de artistas consagrados e de renome internacional, por outro também lá estarão e trabalhos de artistas que começam a emergir no mundo artísitico. 

Não é só uma forma de divulgação de obras, é também uma chamada ao turismo e dinamização da cidade, criando também novas oportunidades de negócio.

Qualquer artista pode participar, desde que disponha de uma banca de venda para a exposição dos seus trabalhos. A selecção dos candidatos será feita por um júri. Após o júri escolher os participantes, estes terão que pagar a inscrição e respeitar as normas estabelecidas pela organização.

Quanto às datas deste novo mercado, pretende-se que seja realizado mensalmente, aos fins-de-semana. Caso seja necessário este período poderá ser alterado, principalmente nas épocas onde a afluência de turistas é maior. O estado do tempo, será, talvez, a única condição que impeça este mercado de se realizar nos critérios normais, uma vez que é ao ar livre. Caso as condições climatéricas não sejam as melhores, o mercado terá lugar num espaço coberto, a designar pela organização do evento.

O Mercado de Arte vai realizar-se no Largo do Redondelo, na Sé, junto à Avenida Dom Afonso Henriques.

Sugerir correcção
Comentar