Baralha e volta a dar: Glasgow de novo no topo

Apenas duas equipas do Top 6 do Pro 12 ganharam numa 17.ª jornada recheada de surpreendentes resultados

Foto
DR

Numa altura em que a entrada e saída de jogadores para as selecções é a tónica dominante, com cansaço e lesões acumuladas à mistura, as surpresas nos resultados acontecem muito facilmente. E a 17ª jornada da Pro 12 não foi excepção: Todos os desfechos foram inesperados, com excepção das derrotas de Zebre, em Glasgow, e do Treviso, frente ao Edimburgo. As equipas italianas, aliás, confirmam-se cada vez mais como sérias candidatas à “colher de pau”.

Os Cardiff Blues receberam e venceram pela margem mínima Connacht (18-17), na primeira vitória galesa frente a irlandeses nesta época. Os forasteiros começaram melhor, com um ensaio na sequência de um maul, e o resultado de 3-10 ao intervalo fazia antever mais uma vitória para a província irlandesa. No entanto, a segunda parte foi bastante intensa, com dois ensaios anulados aos Blues pelo TMO até que, finalmente, Joaquin Tuculet (ponta esquerdo), fez toque de meta. Os irlandeses responderam com ensaio de Aly Muldowney (segunda-linha), mas num final de jogo dramático, Tuculet bisou e o defesa Rhys Patchell não falhou a conversão, fixando o resultado final.

Os Ospreys receberam no Liberty Stadium o Munster Rugby, tendo marcado uma importante posição com uma vitória, por 26-12. Com um ensaio marcado contra dois dos irlandeses, os galeses beneficiaram dos 21 pontos saídos de pontapés de Sam Davies.

Foto

No embate entre Scarlets e Leinster, o lado galês levou a melhor, por 23-13. Depois de um empate a nove pontos frente aos Ospreys na jornada anterior, o treinador do Leinster, Matt O’Connor, fez nove alterações na equipa, o que produziu impacto, principalmente durante a primeira parte. O pack do Leinster esteve muito activo e, ao intervalo, a equipa já levava mais dois pontos que os galeses. No entanto, a segunda parte foi inteiramente dos Scarlets, com fases montadas com paciência e passes de ruptura decisivos, o que fez com que pudessem festejar 15 meses de vitórias no seu Parc Y Scarlets.

Na maior surpresa da jornada, os modestos Newport Gwent Dragons venceram, em Rodney Parade, os sempre candidatos ao título Ulster (26-22). Os Dragons, que tinham 12 derrotas e apenas quatro vitórias, embora uma delas frente ao Leinster, começaram pior e sofreram um ensaio aos 22’, pelo defesa Craig Gilroy, mas mesmo assim foram para o intervalo a vencer, por 6-5.

No segundo tempo, os galeses entraram determinados e com dois ensaios as coisas começaram a fluir (Rhys Buckley e Jonathan Evans). Craig Gilroy agitou o jogo, marcando o segundo ensaio irlandês na partida (oitavo na sua conta pessoal esta época), mas Carl Meyer ripostou pelos Dragons com um ensaio aos 73’. No entanto, a formação da casa ainda sofreu um susto quando o recém entrado Ross Adair fez mais um toque de meta para o Ulster. Apesar disso, os Dragons venceram e estão num crescendo de forma nesta fase da competição, podendo ainda causar mais uma ou outra surpresa até final.

Sugerir correcção
Comentar