Têxtil desenvolve equipamentos de protecção para pesca e náutica

Peças criadas pela Damel têm câmara de ar insuflável automáticamente.

Foto
Vestuário de segurança é fundamental na pesca.

Um blusão, um macacão e um colete com um sistema insuflável inovador, vocacionados para protecção pessoal na pesca, vela e outros desportos náuticos, chegam ao mercado este Verão no âmbito de um projecto da têxtil portuguesa Damel.

"Tivemos a ideia de desenvolver um sistema insuflável que fosse seguro e, contrariamente aos atuais coletes salva-vidas, fosse prático para os pescadores poderem trabalhar", explicou à agência Lusa a responsável pelo projecto para justificar a ideia inicial de desenvolvimento de um fato integral (macacão) com sistema de flutuação individual.

"A seguir -- acrescentou Patrícia Ferreira - surgiu a ideia do blusão para a vertente da vela e do colete para os desportos marítimos".

Denominado SeaB2, o projecto da empresa da Póvoa de Varzim inclui, assim, o desenvolvimento de três sistemas de vestuário com flutuação individual cuja câmara de ar insufla automaticamente em contacto com a água ou, se pretendido, pode ser insuflada manual ou oralmente.

Segundo salientou a gestora de projectos da Damel, este foi desenvolvido entre Novembro de 2009 e Abril de 2013 numa parceria com o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) e é inovador porque "no mercado ainda não existe nenhum sistema insuflável que esteja inserido, de forma oculta, no vestuário".

"O dispositivo salva-vidas está lá integrado, mas não é visível para quem olha", explicou.

Actualmente em processo de obtenção de patente internacional, o projecto aguarda também a certificação e marcação CE na categoria de dispositivos de salvação individual (EN 12402) para poder passar à fase de comercialização e chegar ao mercado.

"Ainda não estamos em fase de produção industrial, mas penso que, no Verão, poderemos já estar a comercializar", afirmou Patrícia Ferreira, adiantando ter vindo a receber "alguns contactos" de potenciais interessados, entre os quais um "cliente finlandês na área dos desportos náuticos".

Em Portugal, disse, a Damel está ainda em negociações com as associações de pescadores para que o equipamento possa vir a ser utilizado nesta actividade.

Quanto ao preço final dos equipamentos, a responsável disse estar ainda em avaliação, sendo certo que "será adequado ao cliente" e que, em Portugal as vendas se centrarão na área da pesca e, no estrangeiro, no segmento da vela e lazer.

Especializada na produção de vestuário técnico para desporto e protecção pessoal no trabalho, a Damel é uma empresa familiar de capitais 100% portugueses instalada na zona industrial de Amorim, na Póvoa de Varzim, constituída em 1987 e com cerca de 120 trabalhadores.

O SeaB2 mereceu o apoio do sistema de incentivos COMPETE -- Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, tendo envolvido um investimento elegível na ordem dos 486 mil euros.

Sugerir correcção
Comentar