Valete participa em projecto internacional para apoiar UNICEF

Rapper integra #HIPHOPISHIPHOP, projecto que envolve 14 músicos de 14 países diferentes. Objectivo passa por angariar fundos para a educação infantil

O músico Valete integrou um conjunto internacional de 14 rappers, com o título #HIPHOPISHIPHOP, que pretende mostrar o hip-hop como um "movimento de união" e apoiar a UNICEF, ao angariar fundos para educação infantil.

O projecto envolve 14 músicos de 14 países diferentes, para "unir o mundo no amor ao hip-hop, numa esperança de paz e num sonho de unidade", segundo o texto que acompanha a canção divulgada no YouTube, com o título "Hip-hop for the World". "Há dois objectivos maiores. O primeiro é passar sempre a ideia de que o hip-hop é um movimento de união, que tenta agregar comunidades que não estão no centro, que estão relativamente marginalizadas e tenta fazer a emancipação dessas comunidades. E sempre entendendo que o caminho é colectivo. Isto tem a ver com a filosofia hip-hop e é intrínseco ao movimento", explicou Valete à agência Lusa.

O segundo objectivo prende-se com o apoio ao Fundo das Nações Unidas para a Infância, mais conhecido pela sigla em inglês, UNICEF, mostrando que "o hip-hop não é só entretenimento, não é só musica, não é só cultura, também tem estes propósitos sociais e humanitários", pelo que a totalidade das receitas da canção vai ser doada à organização. O projecto partiu do rapper sul-coreano San E e envolve artistas de países como Itália, Egipto, Finlândia, Indonésia ou Estados Unidos, estes últimos representados por KRS-One.

"Tem uma beleza incrível e é uma coisa destes tempos. Não houve contacto físico nenhum entre estes 14 MC. Cada um gravou no seu sítio, no seu país. São coisas que podes fazer nos dias de hoje — se calhar há 20 anos era impossível. Gravei aqui em Lisboa, filmei em Lisboa, mandei para eles. E fez-se uma música assim, uma música de 14 MC, de 14 países diferentes, que nunca se viram", disse o músico português. O tema vai ser distribuído pela Sony Music Korea e deverá estar disponível a partir de sexta-feira ou sábado, segundo comunicado.

Sugerir correcção
Comentar