Os Gatos Não Têm Vertigens e Os Maias lideram nomeações para os prémios Sophia 2015

Cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 2 de Abril, no CCB, em Lisboa.

Fotogaleria
Os Gatos Não Têm Vertigens DR
Fotogaleria
Os Maias - Cenas da Vida Romântica DR

Os filmes Os Gatos Não Têm Vertigens, de António-Pedro Vasconcelos, Os Maias, de João Botelho, e O Grande Kilapy, do angolano Zezé Gamboa, são os mais nomeados para a quarta edição dos prémios Sophia, de acordo com o anúncio feito esta quarta-feira em Lisboa, pela Academia Portuguesa de Cinema.

Os Gatos Não Têm Vertigens conta com 15 nomeações – de um total de 20 categorias –, abrangendo praticamente todas as áreas: realização, representação feminina e masculina, direcção de fotografia ou argumento original.

Os Maias - Cenas da Vida Romântica, o filme português mais visto de 2014, soma 13 nomeações para os prémios Sophia, também nas principais categorias. Com doze nomeações surge O Grande Kilapy.

Para melhor filme, além dos três títulos citados, está também nomeado A Vida Invisível, de Vítor Gonçalves.

A cerimónia dos prémios Sophia está marcada para 2 de Abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e terá transmissão em directo na RTP2.

Na lista dos nomeados está em destaque para a actriz Maria João Pinho, com uma dupla citação: para melhor actriz principal, em A Vida Invisível (ao lado de Filipe Duarte, que também está nomeado para melhor actor), e para melhor actriz secundária, em Os Maias.

Para melhor documentário, foram seleccionados Guerra ou Paz, de Rui Simões, Fado Camané, de Bruno de Almeida, E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, e Alentejo, Alentejo, de Sérgio Tréfaut.

Ao prémio Sophia de melhor curta-metragem de animação concorrem 20 Desenhos e um Abraço, de José Miguel Ribeiro, Canto dos 4 Caminhos, de Nuno Amorim, Foi o Fio, de Patrícia Figueiredo, e Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá.

A lista completa das nomeações pode ser vista no site da Academia.

A Academia já tinha anunciado anteriormente que a actriz Eunice Muñoz e o actor e encenador Luís Miguel Cintra vão ser distinguidos com o Prémio Carreira 2015.

Os prémios Sophia foram lançados em 2012, para distinguir os profissionais do cinema nacional pelos próprios pares, e incluem cerca de duas dezenas de categorias. A Academia Portuguesa de Cinema foi fundada em 2011 e é presidida pelo produtor Paulo Trancoso.

No ano passado, Joaquim Leitão venceu o prémio Sophia de melhor realizador, com Até Amanhã Camaradas. O Sophia de Melhor Filme foi atribuído a A Última Vez que Vi Macau, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata. 

Sugerir correcção
Comentar