Divulgada imagem de Eddie Redmayne no papel da primeira mulher transgénero

Actor britânico vencedor do Óscar é o protagonista de The Danish Girl, de Tom Hooper.

Eddie Redmayne no papel de Lili Elbe
Fotogaleria
Eddie Redmayne no papel de Lili Elbe DR
Fotogaleria
Lili Elbe em 1926 DR

Eddie Redmayne prepara-se para mais uma transformação no grande ecrã. Depois de ter sido o físico britânico Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica — papel que lhe valeu o Óscar —, o actor vai dar vida à dinamarquesa Lili Elb, que ficou conhecida como a primeira mulher transgénero. A primeira imagem de Redmayne em The Danish Girl foi revelada nesta sexta-feira.

Já se sabia que o próximo grande papel do actor britânico de 33 anos seria o de Lili Elb mas pouco mais se conhecia até agora. Com a imagem agora divulgada, confirma-se o que se antevia: Redmayne volta a transformar-se para dar vida a uma personagem da vida real. Na imagem divulgada vemo-lo como uma mulher.

A mulher é Lili Elb, nascida homem com o nome de Einar Mogens Wegener em Dezembro de 1882. Na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, ainda homem, Elb conheceu a artista Gerta Gottlieb por quem se apaixonou e casou em 1904. Começou por se transformar em mulher quando Gottlieb precisava de uma musa para as suas pinturas e aos poucos passou a viver publicamente como mulher que se sentia.

Em 1930, fez uma cirurgia experimental na Alemanha para mudar de sexo, tornando-se na primeira pessoa a submeter-se a uma intervenção do género. Ao longo de dois anos, Lili Elb foi operada cinco vezes. No final deste processo, não se sentia mais a mesma pessoa e pediu ao rei da Dinamarca que dissolvesse o seu casamento, pedido concedido em 1930, altura em que conseguia também ver legalizada a sua nova identidade.

The Danish Girl vai ser realizado por Tom Hooper, o realizador de O Discurso do Rei e Os Miseráveis, filme que contou com Eddie Redmayne no papel de Marius.

Numa entrevista ao The Telegraph no início do ano, o actor que este mês ganhou o Óscar com o seu papel em A Teoria de Tudo definiu o filme de Hooper como “uma extraordinária história de amor”, contando ter-se encontrado com vários transgéneros para melhor se preparar para o trabalho.

“Há uma coragem extraordinária e pessoas brilhantes, espero que seja uma experiência interessante”, disse o actor ao diário britânico, considerando “válida” a polémica que estalou em volta do filme por não se ter contratado uma actriz transgénero para o papel. “Há tantas actrizes transsexuais brilhantes, tenho a certeza de que muitas fariam este papel de forma sensacional. Mas uma das complicações hoje é que existem as hormonas e muitas mulheres transgénero tomaram hormonas”, explicou Redmayne, lembrando que o papel implica começar na pele de um homem. “Era preciso sair das hormonas e naquele período nem hormonas existiam”, continuou o actor.

The Danish Girl, que contará ainda com Amber Heard, Matthias Schoenaerts e Ben Whishaw no elenco, depois de desistências de peso como Nicole Kidman, Gwyneth Paltrow e Charlize Theron, é uma adaptação do romance de 2001 de David Ebershoff sobre a vida de Lili Elbe e deverá chegar aos cinemas no final deste ano.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários