PS lança edição diária digital do jornal Acção Socialista

Projecto fica online a partir desta quinta-feira. Socialistas querem chegar a um público mais jovem e diversificado.

Foto
A redacção do Acção Socialista é na sede do PS, em Lisboa. Nuno Ferreira Santos

Numa acção inédita, o PS lança esta quinta-feira uma edição diária digital do seu jornal Acção Socialista, que passará a estar online aos dias úteis às 17h. O grande destaque é uma entrevista do secretário-geral, António Costa, feita pelos jornalistas Vicente Jorge Silva e Maria Elisa. O primeiro chegou a ser deputado pelo PS, a segunda foi-o pelo PSD.

A intenção dos socialistas é “captar novos públicos”, disse ao PÚBLICO Edite Estrela, directora do Acção Socialista. Os mais jovens, que “estão interessados no online e pouco ligam ao papel”, mas também aqueles que estão fora da área ideológica socialista. “É um esforço de aproximação aos cidadãos para contrariar o seu afastamento da política.”

Soma-se outra intenção meramente financeira. O jornal do PS tem uma edição mensal em papel, com cerca de 25 mil exemplares, que são enviados gratuitamente a militantes com quotas pagas, mas há também quem já receba o jornal em formato digital. Com a mudança para o digital, haverá poupança para o partido.

A dirigente socialista recusa qualquer associação entre o lançamento desta edição diária do jornal e o tempo político já praticamente pré-eleitoral. A ex-eurodeputada, que assumiu a direcção do jornal depois da saída de Marcos Sá (que fora apoiante de António José Seguro à liderança do PS), defende a “inovação” do projecto. “Nunca um partido político português teve um jornal diário acessível ao público em geral.”

Edite Estrela, que assume a maternidade do projecto, admite que pela sua "singularidade" o passo “comporta alguns riscos”. “Não faltará quem esteja à procura de deslizes ou tente fazer comparações com o funcionamento de jornais de informação generalista. Mas esses terão sempre, obviamente, funções diferentes.”

A directora do jornal promete “abrir a opinião” a simpatizantes e militantes, mas ter também ao contraditório. “Podemos convidar pessoas que escrevam artigos que não estão de acordo com a linha oficial do PS. Valorizamos as várias correntes de opinião interna.”

A edição em papel do Acção Socialista irá manter-se, mas “modernizado”, em complementaridade com a edição diária digital. Será um repositório dos melhores conteúdos do site, terá sempre uma grande entrevista e novas secções.

Os conteúdos para a edição diária e para o jornal em papel serão assegurados por três jornalistas, com a ajuda do gabinete de comunicação do partido e das assessorias dos grupos parlamentares em Lisboa e Bruxelas, descreve Edite Estrela.

Sugerir correcção
Comentar