Há duas praias de Portugal entre as melhores do mundo

Brasil lidera top mundial do TripAdvisor mas na lista europeia entra o Algarve e no top 10 africano entra Cabo Verde

Foto
Praia Dona Ana, Lagos Mara Gonçalves

A "vista paradisíaca" da brasileira Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, continua a seduzir os viajantes do TripAdvisor, dito o "maior site de viagens do mundo". Volta a liderar a lista de melhores praias do mundo segundo as avaliações de milhares de utilizadores do site. No "ranking, marcam" ainda pontos a "perfeição" de Grace Bay nas Providenciales (2.ª) ou da Praia dos Coelhos (3.ª, em Lampedusa, também tristemente célebre por motivos mais trágicos, ligados às migrações).

No top europeu, é esta praia siciliana que lidera, seguida das Illetes de Formentera e da grega Elafonissi. Um detalhe: no 4.º posto surge uma praia britânica - o mérito é da Woolacombe (North Devon). A lista de ouro inclui mais Grécia, Espanha, Reino Unido, Turquia, Chipre, Itália ou Letónia e França. Mas, para o top europeu, os milhares de viajantes que registam as suas impressões no TripAdvisor também tiveram olho para o Algarve: a Dona Ana, de Lagos, entra para o 20.º posto e a Praia da Falésia, em Albufeira, vem logo a seguir.

Se nos centrarmos apenas nas praias de Portugal, além das duas referidas surgem outras atracções balneares, quase todas no Algarve (com duas honrosas excepções): o top 10 completa-se com a praia da Marinha (Carvoeiro), Guincho, Meia Praia (Lagos), Olhos d'Água (Albufeira), Odeceixe, praia da Rocha (Portimão), do Barril (Tavira) e Nazaré.

Foto
Praia da Falésia, em Albufeira DR

Para os lados africanos, quem mais ordena são as Seychelles: Anse Lazio é n.º1 e o top 10 ainda tem Anse Source d'Argent, Grand Anse, Anse Intendance e Anse Georgette. Mas também há Quénia, África do Sul e... Cabo Verde: a Praia de Santa Maria está em 10.º lugar na região. O resto do top até ao 25.º ainda inclui mais Seychelles, Quénia e África do Sul mas também Marrocos, Mauritânia ou Tanzânia e Gâmbia.

Foto
A melhor do Brasil é a melhor do mundo

Na Ásia, domina a "praia branca" de Boracay, nas Filipinas. Seguem-se as ilhas de Andamão e Nicobar (Radhanagar, ilha de Havelock, Índia) e a praia de Nai Harn, em Phuket, Tailândia, país que tem mais estrelas na lista. Pelo top encontram-se ainda Birmânia, muita Índia, Indonésia, Camboja, Japão, Vietname ou Coreia do Sul e até China.

No top americano, não há dúvidas: Florida tem as dua melhores (Siesta e Saint Pete), seguidas do Havaí (Ka' anapali, Lahaina). O top 10 segue o mesmo rumo, entre Florida, Havai e Califórnia.

A lista é coligida a partir das avaliações dos utilizadores do TripAdvisor, que reúne já "mais de 160 milhões de avaliações", referem.

Sugerir correcção
Comentar