Escreve sobre a UE e ganha uma viagem a Bruxelas

Concurso de redacção "Tão iguais, tão diferentes, tão europeus" pede textos até 1000 palavras e tem candidaturas abertas até ao dia 28 de Fevereiro

Foto
jeffrey james pacres/ Flickr

"O que significa para ti uma União Europeia alargada?", como conseguirá esse conjunto de países "fazer face aos desafios do futuro?". As perguntas servem de mote para o concurso de redacção "Tão iguais, tão diferentes, tão europeus", promovido pela Direcção-Geral do Alargamento da Comissão Europeia, com candidaturas abertas até ao dia 28 de Fevereiro.

O concurso, aberto a cidadãos da UE com idades entre os 18 e os 25 anos, propõe a realização de um artigo até 1000 palavras e tem prémios para o melhor de cada um dos países concorrentes, lê-se no regulamento. Os vencedores nacionais ganham uma viagem de três dias a Bruxelas, com despesas de alojamento e locais incluídas, e os artigos premiados são ainda publicados no site da Comissão Europeia e oferecidos a meios de comunicação dos respectivos países para serem divulgados.

"A nossa política em matéria de alargamento é um elemento fundamental no projecto de paz europeu. Ao ajudar os nossos parceiros a realizarem as suas aspirações europeias, contribuímos para a estabilidade e a prosperidade em torno da União", acredita o Comissário Europeu responsável pela Política Europeia de Vizinhança e as Negociações de Alargamento, Johannes Hahn, citado pelo comunicado de imprensa enviado ao P3. "Estou certo de que este concurso dará azo a obras muito interessantes e criativas e será uma fonte de inspiração para uma nova geração de jovens europeus que construirão juntos a sociedade do futuro", acrescentou.

Com 500 milhões de cidadãos e 28 estados-membros, a UE é actualmente "a maior economia do mundo". O último país a integrar a união foi a Croácia.

Sugerir correcção
Comentar