Novo PDM de Famalicão vai aumentar áreas verdes urbanas de 88 para 200 hectares

Rio Pelhe vai ser renaturalizado na área urbana da cidade e prevê-se nova zona industrial junto do nó da A7.

Foto
Câmara pretende mais do que duplicar as áreas verdes em zonas urbanas Paulo Ricca

O aumento de 88 para 200 hectares das áreas verdes urbanas é uma das linhas de força do novo PDM de Famalicão, que vai estar em discussão pública de 23 de Fevereiro a 6 de Abril, foi esta quarta-feira anunciado.

Segundo um comunicado da Câmara de Famalicão, o novo Plano Diretor Municipal (PDM) preconiza ainda a renaturalização do Rio Pelhe em todo o seu percurso urbano, prolongando-se para a cidade a valorização conseguida no percurso que atravessa o Parque da Devesa.

Em cima da mesa está a substituição do leito de cimento, colocado há algumas décadas no percurso citadino mais central do rio, por uma zona ribeirinha natural com percursos pedestres e clicáveis, que vão interligar os parques e jardins da cidade.

De acordo com o mesmo comunicado, o PDM prevê o forte aumento da mancha verde urbana nas vilas do concelho (Joane, Ribeirão e Riba de Ave), "reflexo da valorização que o documento dá aos recursos naturais, tidos como alavanca do desenvolvimento sustentável e sinónimo de qualidade de vida".

O PDM preconiza ainda o aumento "também significativo" da área empresarial, prevendo-se, entre outras, a criação de uma nova zona industrial no nó de Seide junto à A7, auto-estrada que liga o litoral norte ao interior do país, com ligação à A3 (Porto-Valença) precisamente em Vila Nova de Famalicão.

"Trata-se de assegurar uma estruturação do solo equilibrada mas competitiva", diz o presidente da Câmara, Paulo Cunha, citado no comunicado.

Novidade no novo PDM de Famalicão é também a criação de Zonas de Reabilitação Urbana nos núcleos centrais da cidade e vilas do concelho e em zonas de freguesias com declarado interesse patrimonial e cultural. "Esta nova classificação reveste-se de particular importância porquanto vai permitir o acesso dos proprietários a incentivos fiscais para a reabilitação de imóveis", assinala o comunicado.

Durante o período de discussão pública, haverá um posto de atendimento personalizado permanente nos Paços do Concelho, que será complementado com atendimento personalizado temporário em cinco freguesias, debates, exposições e apresentações à população.     

Sugerir correcção
Comentar