Uma banda-sonora para o Dia dos Namorados

Márcia, Noiserv, Capicua, Samuel Úria e Nuno Rodrigues (Glockenwise, Duquesa) escolhem cinco canções ideais para o romantismo da data.

A socióloga convertida ao microfone tornou-se a primeira estrela feminina do rap nacional
Fotogaleria
Capicua começa em Sade e acaba em Lauryn Hill e Bob Marley Ricardo Almeida
Samuel Úria em Cem Soldos
Fotogaleria
Samuel Úria escolherá Love is the drug, dos Roxy Music, como única forma de tornar cool o Dia dos Namorados Miguel Madeira
Fotogaleria
Márcia também escolhe Sade, recorda os amores adolescentes a crescer com Little red Corvette, de Prince, e o embalar dos amores delicados com o eterno My funny valentine cantado por Chet Baker Miguel Manso
"Almost Visible Orchestra", de Noiserv, é o melhor disco
Fotogaleria
Noiserv lembrou-se imediatamente de Into my arms, de Nick Cave, e quer que descubramos a voz de Moonface Miguel Manso
Fotogaleria
Nuno Rodrigues, Duquesa, começa com a esperança num piquenique romântico e acabará Between the sheets DR

Este ano calha a um sábado, o que será óptimo para passeios à tarde junto à praia, para vaguear através de jardins frondosos ou por qualquer outro local onde o romantismo nos leve. Por outro lado, estamos no Inverno e o mais provável é a meteorologia trocar as voltas aos planos a céu aberto. Nesse caso, que se transporte o romantismo para o interior de quatro paredes.

Tendo em conta que a maioria das canções alguma vez escritas são canções de amor, deixemos a música comece a tocar de forma a que o dia, dito dos namorados, tenha banda-sonora apropriada. Para ajudar na escolha entre tamanha oferta, recorremos a cinco especialistas da canção.

Ouçamos o que nos recomendam Márcia, cantora de delicadeza tocante que, neste momento, prepara o sucessor do belíssimo Casulo, álbum de 2013, e Capicua, mulher do Norte, mulher do hip hop que nos maravilhou com Sereia Louca (e romântica que canta um futuro romântico em Casa no campo).

Prestemos atenção às sugestões de Noiserv, o homem-orquestra criador das melancolias de filigrana de Almost Visible Orchestra, álbum fenómeno de 2013; de Samuel Úria, o trovador que tanto se mostra rocker em western de boa cepa (Não arrastes o meu caixão, diz ele), quanto mestre na balada desarmante (tudo explicado em, por exemplo, Lenço enxuto); e de Nuno Rodrigues, vocalista dos Glockenwise que se revelou em 2014, enquanto Duquesa, autor de canções solares para dias e enamoramento (adequadíssimo, portanto, para sugerir canções para a data hoje celebrada).

(Ah, e se a meteorologia ajudar, leve-se a música para os passeios na praia, pelos jardins ou onde quer que seja. Estamos no século XXI. A música leva-se para todo o lado).

Abaixo, deixam-nos as sugestões e respectivas justificações. Abaixo delas, a playlist para ouvir tudo junto (em boa companhia, recomenda-se). 

Capicua

Sade - Your love is king“É a rainha da chamada música-para-fazer-meninos-de-olhos-azuis e tem muitas 'baladas' boas. Esta é uma das minhas eternas favoritas, mas é mesmo difícil escolher só uma. O melhor é deixar tocar o disco todo e viver o amor como nos anos 80.”

Diana Ross - Upside down“Um clássico divertido, sobre os amores desconcertantes.”

Jill Scott - "A long walk: “Um convite para um "date", uma volta no parque, uma conversa boa... Tudo certo para o Dia dos Namorados.”

Erykah Badu & Common - Love of my life“Uma ode ao primeiro amor, mas sobretudo ao amor pelo hip hop. Uma das minhas favoritas de sempre, para o São Valentim e para os outros 364 dias do ano.”

Lauryn Hill & Bob Marley - Turn your lights down low“Para dançar agarradinho, com a luz baixa, e fingir que Fevereiro é um mês quente e que deixámos as janelas abertas para a lua poder entrar. (Se acharam pirosa esta imagem, fiquem sabendo que podia muito bem ter escolhido o Borbujas de amor do Juan Luis Guerra!)”

Samuel Úria

Bob Dylan - Love minus zero/No Limit: "Uma das grandes canções de amor de sempre. S. Valentim, cupidos e parafernália rosa não chegam aos pés deste Dylan."

Nick Cave & The Bad Seeds (versão do álbum The Boatman’s Call) - Black hair: "Uma canção que no final se torna triste e solidária com os corações abandonados, mas contém ainda duas lições: 1) os corações intactos não devem deixar os seus amores apanharem o comboio. 2) O melhor Carpe Diem é o da noite de ontem."

Gwen McRae - You were always on my mind: "O guião certo para quem escolheu o Dia dos Namorados como data de reatamento de relações.  Seja o Willie Nelson, o Elvis, a Gwen ou o Neil Tennant, esta caixa de chocolates é um ariete para corações que se fecharam."

Roxy Music- Love is the drug: "Não há nada de substancialmente cool no dia de S. Valentim. A não ser que esta malha esteja a passar."

The Flying Burrito Brothers - Wild horses: "Outra das grandes canções de amor de sempre, mas aqui na versão que primeiro foi editada. Se é para adoptar um folclore no Dia dos Namorados, que seja o nudie suit do Gram Parsons."

Márcia

Sade - Cherish the day“Sade, maestrina da sensualidade, voz profunda… E aquela guitarra a ensinar-nos a dizer apenas o que é preciso.”

Prince - Little red corvette: “Ouço esta música desde a minha pré-adolescência. Já sonhei muito ao som dela.”

Chet Baker - My funny valentine“Esta canção, nesta versão específica, embala os amores delicados.”

Leonard Cohen - Dance me till the end of love“Que maravilha dançar ao som desta canção. Faz-me sorrir.”

Etta James - Sunday kind of love: "Uma canção fresca, da busca do amor de ouro e duradouro.”

Noiserv

Radiohead - True Love Waits“Não sou grande fã das 'ditas' músicas de amor, mas esta já a ouvi muitas e muitas vezes.”

Jeff Buckley - Lover, you should've come over“Tem uma das frases que mais gosto de ouvir cantar 'Too young to hold on and too old to just break free and run".”

Nick Cave & the Bad Seeds - Into my arms“Vi há pouco tempo o filme/documentário dele [20 Mil Dias na Terra] e foi das primeiras músicas que achei importantes para esta lista."

Daniel Johnston - True love will find you in trhe end“Ainda me lembro, como se tivesse sido ontem, do concerto onde ouvi esta música pela primeira vez ao vivo no SXSW'12, no Texas.”

Moonface - Julia with blue jeans on“Uma das vozes que mais gosto dos últimos tempos.”

Nuno Rodrigues

Paul McCartney & The Wings - Tomorrow: "Expressão vocal sublime do querido Paulinho. Um pic-nic à moda antiga: 'Let's just hope the weather man is feeling fine and doesn't spoil our plan'."

The Smiths - There is a light there never goes out: "É um pouco música cliché dos Smiths mas quem não se importa de morrer ao lado de alguém, ama."

John Lennon - Jealous guy: "Não há romance sem ondas e, por vezes, é preciso pedir desculpa."

Eddie Kendricks - Intimate Friend: "A minha namorada é a minha melhor amiga e foi ela que me mostrou esta música."

Isley Brothers - Between the sheets: "Tema que brota sensualidade em todas as notas. Amor na vida e, sobretudo, debaixo dos lençois."

Intimate friends, de Eddie Kendricks, escolhida por Nuno Rodrigues, não está na playlist acima por não se encontrar no banco de dados do Spotify. Mas não a esquecemos.

Sugerir correcção
Comentar