Viaturas de coluna militar bloqueiam parcialmente A1 em Coimbra

Furo no pneu de um dos camiões obrigou inicialmente à paragem de toda a coluna nas duas faixas. Condutores foram surpreendidos por soldados acenando-lhes e pedindo-lhes que parassem.

Foto
PAULO PIMENTA/ARQUIVO

A auto-estrada A1 junto a Coimbra está nesta quinta-feira parcialmente bloqueada no sentido sul-norte, ao quilómetro 199, na sequência de um problema com um dos camiões de uma extensa coluna militar que seguia para o Regimento de Cavalaria N.º 6, em Braga. A informação foi confirmada ao PÚBLICO pelo Destacamento de Trânsito da GNR de Coimbra e pelo próprio Exército.

Pelas 11h40, o furo num pneu de um dos camiões obrigou à paragem de toda a coluna militar que vinha de um exercício no Campo Militar de Santa Margarida, em Santarém. Com alguns veículos militares na faixa esquerda e outros na direita, os soldados saíram das viaturas e surpreenderam os automobilistas acenando-lhes e pedindo-lhes que parassem. Alguns, porém, não pararam. Abrandaram apenas, contornaram os veículos militares e seguiram caminho.

“Neste momento, o grosso da coluna militar já seguiu e espera na estação de serviço da Mealhada os veículos que ficaram para trás”, disse ao PÚBLICO o porta-voz do Exército, tenente-coronel João Pires.

Uma patrulha da GNR está no local e as duas viaturas do exército que lá ficaram já foram removidas para a berma. Porém, os trabalhos junto do camião continuam a bloquear parcialmente a via. “É normal que esse constrangimento se verifique. Estamos a falar de uma viatura pesada grande e é necessário um espaço considerável para conseguir resolver a situação e mudar o pneu”, acrescentou o porta-voz.

Sugerir correcção
Comentar