Portucel diversifica negócios com compra de empresa de papel higiénico AMS

Grupo papeleiro nacional registou máximo histórico de vendas em 2014.

Foto
Portucel entra na produção de papel para consumo doméstico. Nelson Garrido

A Portucel anunciou nesta terça-feira a aquisição da AMS, empresa especializada na produção de papel higiénico, rolos de cozinha e guardanapos, para consumo doméstico e profissional, num investimento de 80 milhões de euros.

Com a aquisição da empresa especialidade no segmento tissue, localizada em Vila Velha de Rodão, a Portucel pretende tornar-se “num dos líderes europeus deste negócio", diz a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A AMS é, de acordo com a apresentação da Portucel, "o produtor de tissue mais eficiente e rentável da Península Ibérica”, com um volume total de vendas de 51,3 milhões de 2014.

“O investimento global na AMS, incluindo os desembolsos necessários ao aumento de capacidade de produção em curso, ascende a cerca de  80 milhões de euros”, avança a Portucel.

A aquisição da AMS, que está dependente da autorização por parte da Autoridade da Concorrência, foi comunicada no mesmo dia em a Portucel anunciou que o volume de negócios de 2014 ascendeu a 1542 milhões de euros, um aumento de 0,8% face ao exercício anterior.

No comunicado enviado à CMVM, a empresa destaca que as vendas na área de papel uncoated woodfree (UWF)  atingiram o máximo de sempre, totalizando 1560 milhões de toneladas, mais 3% que no ano anterior.

O resultado líquido da Portucel registou uma descida de 13,6%, para 181,5 milhões de euros, fruto do contributo negativo da queda de preços da pasta de papel no último exercício.

O EBITDA caiu 6,3%, para 328,4 milhões de euros, a reflectir a queda dos preços da pasta e de papel, que afectou os resultados operacionais, que recuaram 6,6%, para 218,3 milhões.

A empresa do universo de Pedro Queiroz Pereira destaca que o cash flow livre ascende a 236,8 milhões de euros e que apesar do investimento de 50 milhões no último exercício diminuiu a sua dívida líquida remunerada para 273,6 milhões de euros, apresentando um rácio de dívida líquida/EBITDA de 0,8.

No comunicado, a Portucel avança que após um ciclo de elevados investimentos efectuados entre 2005 e 2009 e de ter consolidado a sua posição de líder no mercado europeu de papel não revestido, pretende agora entrar em novos negócios, como seja a diversificação para o segmento tissue, através de crescimento orgânico e de aquisições, onde se enquadra a aquisição da AMS.

Sugerir correcção
Comentar